![]() |
Situações
vividas no trânsito pelos condutores, como seguir
quando o
sinal está verde, foram experimentadas pelos alunos
(Fotos: Mauricio
Rocha/Arte/ Rio das Ostras Jornal)
|
Projeto
reproduz as ruas, com sinais e semáforo, para ensinar alunos como se portar
como condutores de veículos e pedestres
Durante a
semana de aniversário de Rio das Ostras, comemorado no dia 10, foi lançado o
Circuito de Trânsito, voltado para alunos de Educação Infantil e dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O projeto de
Educação para o Trânsito ensina, de forma lúdica, os estudantes a se locomover
com segurança como condutores de veículos e pedestres.
O Circuito
do Trânsito é uma parceria das secretarias de Educação, de Segurança Pública e
de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Entre os dias 4 e
8 de abril, cerca de 750 estudantes de 10 unidades de ensino participaram das
atividades do Circuito no Centro Esportivo Chico Leite. Cada estudante pode se
revezar nas funções de motorista, conduzindo carrinhos feitos com material
reciclado, e de pedestre.
Ruas com
sinalização, curvas, cruzamento, semáforo e faixa de pedestres foram
reproduzidas no Circuito. As crianças aprenderam o significado de alguns sinais
de trânsito e em seguida puderam simular de forma lúdica situações vividas no
trânsito da Cidade.
O lançamento
fez parte da programação pedagógica organizada pela Secretaria de Educação para
comemorar o aniversário de Rio das Ostras. Um novo Circuito do Trânsito deverá
acontecer em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito. O Circuito
integra o Projeto Sou + Bike, de Educação para o Trânsito.
ENSINAR
DE FORMA LÚDICA – Coordenadora de Educação para o Trânsito, Fernanda
Rezende conta como surgiu a ideia do Circuito. “Em 2014, fizemos uma parceria
com uma empresa de seguros, que trouxe uma atividade semelhante para a Cidade
com um resultado muito positivo por ser um trabalho didático e lúdico.
Decidimos fazer nosso próprio projeto, idealizado no ano passado, que está
sendo lançado agora”, conta a representante da Secretaria de Educação.
“Os
trabalhos de Educação para o Trânsito começaram a fazer parte de um rol de
exigências dos órgãos relacionados ao trânsito e mobilidade urbana. Muito mais
do que cumprir uma obrigação, ensinar as crianças sobre os itens básicos de
sinalização é ajudar a construir um futuro com um trânsito mais humano. Com
essa linha de comprometimento e esperança é que desenvolvemos o Circuito”,
explica Eduardo Almeida, Diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de
Transportes Públicos.
Para o
representante da Secretaria de Segurança Pública, o guarda municipal Gilliard
Silveira, trabalhar na educação para o trânsito com estudantes é formar
multiplicadores de informação. “As crianças são muito atentas e aprendem
rapidamente. Acreditamos que vão lembrar os pais, quando estiverem junto com
eles no trânsito, de seguir a legislação, evitando andar sem capacete na moto,
usando o cinto de segurança e não ultrapassando os limites de velocidade”,
reforça Silveira, que é diretor do Departamento de Infrações no Trânsito.
ALUNOS APRENDEM
LIÇÕES – Estudantes da Escola Municipal Alberto Jorge, depois de
participar do Circuito de Trânsito comprovaram ter aprendido as lições. “Quando
o sinal está verde, o carro pode ir em frente, mas se ficar vermelho, tem que
parar. Também aprendi que a placa de preferência é para deixar o outro carro
passar”, conta Ludmila Tinarelli. “Tenho que atravessar na faixa do pedestre
quando o sinal estiver verde para mim e os carros pararem”, completa Artur
Soares.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!