1/29/2016

Casimiro de Abreu realiza atividade em comemoração ao Dia de Combate a Hanseníase

Município busca sempre realizar eventos para esclarecer melhor sobre a doença

Quanto mais informação melhor. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma palestra sobre a prevenção da hanseníase nesta quarta-feira, dia 28, na ESF Centro. A ação teve como objetivo levar informações sobre a doença, antigamente conhecida como lepra, e lembrar do Dia de Combate a Hanseníase, comemorado sempre no último domingo de janeiro.

ainda para desmistificar preconceitos que atingem os portadores da doença. Desta forma,  os profissionais de saúde esclareceram como a hanseníase se manifesta e quais as maneiras de se prevenir.

De acordo com o secretário de Saúde, Edson Mangefesti, estas ações pontuais colaboram significativamente para deixar bem claro, por exemplo, o modo de transmissão da doença e, também, para ressocializar o portador . "O papel da Saúde é promover a prevenção. Temos a certeza de que as pessoas saem mais esclarecidas de um encontro como este".

A moradora do Centro, Maria do Carmo, não sabia muito bem o que era a doença e elogiou a iniciativa. "Aqui adquirimos mais conhecimento. Gosto muito dos nossos encontros, além de fazer novas amizades, cuidamos da saúde".

CAMPANHA - No segundo semestre do ano passado, Casimiro de Abreu deu início a campanha contra hanseníase, verminose e tracoma nas escolas municipais. Desta vez, o público alvo foi formado por crianças e adolescentes. Eles participaram de palestras e, os que estavam com autorização dos pais, receberam a medicação preventiva contra parasitas.


HANSENÍASE - A hanseníase é transmitida de pessoa para pessoa, principalmente por quem tem contato muito próximo e prolongado com o doente, dentro do núcleo familiar ou da comunidade onde vive. Geralmente, não é transmitida dentro de um ônibus ou em locais públicos. A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas, caso o diagnóstico seja tardio. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza medicamentos gratuitamente para o tratamento e treina os profissionais de saúde para o atendimento. O tratamento é eficaz e tem duração média de seis meses a um ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!