Passageiros reclamam da extinção
de 11 linhas e de baldeação na Zona Sul para seguir no sentido Zona Oeste
Passageiros dos ônibus que ligam o
Centro à Zona Oeste enfrentam nesta segunda-feira o primeiro dia útil
da extinção de linhas que faziam este trajeto e também tinham ponto
final na Zona Sul da cidade. As mudanças em 11 linhas começaram no último
sábado e muita gente ainda está confusa e reclama das alterações. A principal
reclamação é a falta de informação e a necessidade de baldeação para ir ao
destino final.
"Achei pior porque agora
tenho que pegar dois ônibus, estou levando 15 minutos a mais, isso se o
trânsito estiver bom", disse o estudante Ticiano Ramos, que vem da Barra
da Tijuca para o Aterro.
A garçonete Luciene Morais, de 43
anos, trabalha no Rio Sul e também vem da Barra da Tijuca. Segundo ela, está
difícil diferenciar quais ônibus atualmente fazem os antigos trajetos.
Ontem, na volta para casa, ela esperou cerca de uma hora por um ônibus, sem
saber das novas alterações.
A Rio Ônibus informou que equipes
dão informações aos passageiros em 11 pontos da cidade, podendo ser
reposicionadas de acordo com a demanda. A maior parte delas estão nesta manhã
Terminal Alvorada e em alguns pontos do Recreio.
No período da tarde o foco muda
para a Central do Brasil, Rio Branco e Castelo. Segundo o sindicato das
empresas de ônibus, os agentes de informações estão desde a terça-feira passada
com placas e distribuindo panfletos sobre as alterações. A previsão é que
fiquem até o final de semana, podendo ficar mais tempo se necessário.
Esta é a primeira etapa das
mudanças que serão adotadas pela prefeitura em toda a cidade. A projeção é que
70 linhas sejam extintas. A segunda etapa será em 24 de outubro e a terceira
está prevista para 5 de dezembro.
Mudanças começaram no sábado
Esta é a primeira etapa das
mudanças que serão adotadas pela prefeitura em toda a cidade. A projeção é que
70 linhas sejam extintas. A segunda etapa será em 24 de outubro e a
terceira está prevista para 5 de dezembro.
Seis linhas que iam diretamente da
Barra, do Recreio e de Vargem Grande (Piabas) para o Centro, passando pela Zona
Sul, foram extintas. Também não existem mais cinco linhas que iam para a Gávea
e para o Leme.
Agora, para chegar ao Centro pela
Orla partindo da Zona Oeste, é necessário pegar dois ônibus em vez de um. Por
isso, foram criadas quatro linhas (integradas), duas partindo do Alvorada, uma
do Recreio e outra de Vargem Grande, todas com destino ao Shopping RioSul, em
Botafogo, ponto final das novas integrações.
De acordo com a Secretaria
Municipal de Transportes (SMTR), as mudanças ocorrem porque muitas linhas fazem
trajetos semelhantes e circulam com os ônibus vazios, prejudicando o trânsito
nas ruas da cidade.
Ao final da implementação de todo
o projeto, previsto para março de 2016, haverá 35% de redução da frota que
passa pela Zona Sul da cidade. O objetivo é acabar com a sobreposição das
linhas, a disputa por passageiros nos pontos e, assim, garantir mais fluidez no
trânsito e menos tempo de viagem.
A Secretaria ressalta, em nota,
que o objetivo das medidas não é dificultar o acesso entre as regiões da
cidade. A SMTR estima, ainda, que a racionalização da frota vai gerar melhoria
de desempenho nos corredores BRS de 30%.
A RioCard está disponibilizando
vendedores do Bilhete Único Carioca (BUC) nos pontos do RioSul e da Casa Daros,
em Botafogo, nesta semana. O cartão custa R$ 4,40 e vem com uma passagem.
Nesses locais, também há cartazes com as informações dos trajetos e agentes
para tirar dúvidas.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!