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Com a greve,
os consumidores devem ficar atentos ao
pagamento
de faturas, boletos bancários e outros tipos
de cobrança.
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Bancários de instituições públicas
e privadas de todo o País iniciam nesta terça-feira (6) greve por tempo
indeterminado. Eles querem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais
5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.
A paralisação foi decidida depois
mais de 40 dias de negociações entre representantes dos trabalhadores e a
Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste
para os salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não
incorporado ao salário.
“Esse aumento proposto pelos
bancos é inimaginável”, disse o presidente da Confederação Nacional dos
Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Roberto von der Osten.
“Reividicamos também garantia de emprego, melhores condições de trabalho, com o
fim das metas abusivas que adoecem os bancários, e igualdade de oportunidades”,
acrescentou.
Os bancários também pedem
participação no lucros equivalente a três salários mais R$ 7.246,82.
Em nota, a Fenaban informou que
continua aberta às negociações e que a proposta apresentada às lideranças
sindicais prevê a participação nos lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula
que, aplicada, por exemplo, ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode
garantir até o equivalente a quatro salários.
Quanto à participação nos lucros,
a entidade propõe a distribuição de 5% a 15% do lucro líquido aos bancários,
como regra básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro
de cada instituição.
Consumidores
Com a greve, os consumidores devem
ficar atentos ao pagamento de faturas, boletos bancários e outros tipos de
cobrança. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo,
embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as contas até o
vencimento, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que
as quitações sejam feitas.
Para não ser cobrado de encargos
(juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a
recomendação do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça
opções de formas e locais de pagamento, como internet e casas lotéricas. Esse
pedido deve ser documentado, ou seja, guardada a cópia do e-mail enviado
ou anotado o número do protocolo de atendimento, orienta a entidade. Assim,
caso o fornecedor não oriente sobre a quitação do débito, o consumidor
pode fazer a reclamação ao Procon.
A Fenaban lembra que a população
tem à disposição caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos do banco no
celular, operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes
(agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais)
como alternativas para fazer transações financeiras. Nos caixas eletrônicos, os
saques noturnos são limitados a R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia
conforme a instituição.
Quem tem benefícios para serem
sacados, segundo a Fenaban, pode fazer saques por meio da rede de caixas
eletrônicos 24 horas e caixas eletrônicos dos bancos.
Editor Graça Adjuto
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