Unilivre-Funemac abre inscrições para cinco cursos gratuitos | Rio das Ostras Jornal

Unilivre-Funemac abre inscrições para cinco cursos gratuitos

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), por meio da Universidade Livre – Cidadania, Cidade & Humanidades (Unilivre), anuncia a abertura de vagas para cinco cursos gratuitos com início previsto para o mês de setembro. As inscrições estão abertas aos cidadãos interessados, que podem se inscrever pelo e-mailunilivre.cursos@gmail.com.

Além dos que começam em setembro, outro curso previsto para este ano é "Dificuldade de Aprendizagem x Contribuições da Neurociência" e, para o ano que vem, estão agendados "Neoliberalismo e Escola: quando a educação é uma mercadoria"; "Relações Interpessoais no Ambiente do Trabalho"; e "Ética, Educação e Sociedade".

Abaixo a relação dos cursos que começam em setembro, com informações da carga horária, periodicidade e mediador. Os cursos acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e serão ministrados no antigo Cetep, à rua Alfredo Backer, 363, no Centro da cidade. Quem quiser mais informações pode ligar para a Unilivre-Funemac pelo telefone (22) 2796.2501 ou comparecer à Cidade Universitária, rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Cursos que começam em setembro

1 - Como lidar com a violência na escola, 50 vagas, início dia 2, quinzenal - às quartas-feiras, de 8h às 12h, com o professor Paulo de Tarso de Castro Peixoto (da prefeitura, mestre e doutor em Psicologia UFF-Niterói, pós-doutorado em Filosofia IFCS/UFRJ e pela Université Paris-Est-Créteil - Paris XII – França). Total de 40 horas, sendo 20 presenciais e 20 de atividades.

Abordagem - Os problemas e dificuldades emocionais que a comunidade escolar possui em sua vida fora da escola acabam por vezes sendo trazidos para o ambiente escolar, facilitando a formação de um caldo de cultura explosivo, às vezes silencioso, outras vezes barulhento, possibilitando a temida violência escolar que no momento permeia as escolas. O estudo da afetividade e dos afetos capacitará a comunidade de profissionais a, primeiramente, conhecer a dinâmica de produção dos afetos e seus efeitos como expressão violenta. Ao mesmo tempo serão pensadas e construídas estratégias de ações a serem desenvolvidas no interior das escolas.

2 - Perspectiva da sala de aula no mundo midiatizado, início dia 2, quinzenal, sempre às quartas-feiras, das 13h às 17h, com Vanda Vasilenskas, professora da prefeitura, especialista em Educação Tecnológica pelo Cefet Celso Suckov-RJ; mestranda em TIC pela Funiber/Espanha/USA. Total de 40 horas, sendo 20 presenciais e 20 de atividades.

Abordagem - O curso visa aprofundar reflexões que contribuam para o entendimento das formas de relação estabelecidas com dispositivos tecnológicos móveis e novas possibilidades para se promover vínculos entre ambientes formais escolares, assim como, testar novas formas de ensinar/aprender usando diferentes mídias.

3 - Um novo olhar sobre as drogas, 50 vagas, início dia 3, quinzenal, às quintas-feiras, das 13h às 17h, com Alexandre Vasilenskas Gil, psicólogo da prefeitura, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Total de 40 horas, sendo 20 presenciais e 20 de atividades.

Abordagem - O curso tem como objetivo tornar acessíveis e compreensíveis as políticas de uma reorientação em relação às substâncias psicoativas, tanto do ponto de vista legal quanto clínico. Conceituar redução de danos e explicar as consequências práticas da mudança de modelo. Tornar conhecida a rede de assistência psicossocial disponibilizada pelo SUS para o tratamento dos casos de uso prejudicial.

- Sexualidade no Século XXI, início dia 10, também quinzenal, às quintas feiras, das 13h às 17h, com Alexandre Vasilenskas Gil. São 40 horas - 20 presenciais e 20 de atividades.

Abordagem - O curso discutirá o conceito de sexualidade pensando-o em suas relações com a contemporaneidade e seus reflexos no cotidiano escolar.

5 - A utilização das redes intersetoriais no município de Macaé, com 50 vagas, início dia 14, sempre às segundas-feiras, das 13h às 17h, com Maria Luiza Vaccari Quaresma, assistente social da prefeitura, pós-graduada em Violência Social. Duração: 40 horas, sendo 20 presenciais e 20 de atividades.

Abordagem - A proposta desse curso baseia-se na importância de compreender que são necessárias construções coletivas para o entendimento das situações vivenciadas pelos alunos, cujas questões são constituídas de forma múltiplo fatorial.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!