Educação e Mobilidade Urbana promovem nesta terça 'Mobilidade Segura por Bicicleta' | Rio das Ostras Jornal

Educação e Mobilidade Urbana promovem nesta terça 'Mobilidade Segura por Bicicleta'

Dicas de segurança de trânsito serão intensificadas
Profissionais da rede municipal participam nesta terça-feira (4) do curso de capacitação de multiplicadores em “Mobilidade Segura por Bicicleta”, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A formação, que faz parte do projeto Pedalar, segue nesta quinta (6) e sexta-feira (7) no auditório da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab) e é uma realização da Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria de Educação. A formação terá 12 horas de duração, e contará com oficinas de trabalho com quatro horas de duração. A proposta é levar capacitação específica para os professores, para que eles possam replicar as informações nas escolas. O curso vai envolver profissionais que atuam nas seguintes unidades municipais: Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, Cláudio Moacyr de Azevedo, Coquinho, Maria Letícia Santos Carvalho, Samuel Brust, Paulo Freire, Olga Benário, Elza Ibrahim, Wolfango Ferreira, Zelita Rocha, além de escolas das redes estadual e privada.

Após o curso, a expectativa é que os estudantes multipliquem as orientações referentes ao projeto para pais, familiares e comunidade em que vivem. Os recursos didáticos da formação contarão com materiais com dicas de segurança de trânsito. A expectativa é envolver cerca de 10 mil alunos para que sejam usuários conscientes do sistema de transporte, realizando assim ações educativas em cerca de 20 escolas municipais.

Professores e alunos - Posterior ao curso, o "Pedalar" vai desenvolver outras etapas, cujas datas ainda estão sendo definidas pela organização. A programação será direcionada aos educadores participantes do curso de formação e oficinas. Os educadores serão orientados pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana. A proposta é que os trabalhos vencedores das escolas municipais integrantes sejam executados mediante avaliações periódicas dos resultados.

Segundo a coordenação do projeto Pedalar, a finalidade é desenvolver estratégias pedagógicas que dinamizem a participação de educadores e alunos da rede municipal, buscando análise e reflexão sobre a responsabilidade de cada um, nas ações de cidadania em prol da preservação da vida e do ambiente. Para isso, serão desenvolvidas técnicas como exposições, simulações e oficinas de trabalho. Também está prevista a exibição de multimídia sobre a história da bicicleta. Já a realização de pesquisas nas unidades de ensino tem como foco a criação de banco de dados, que servirá como base para monitoramento das futuras ações do projeto. A pesquisa vai abranger registros como dados sobre acidentes de trânsito, além da passagem dos alunos que utilizam o modal bicicleta.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE