Casimiro de Abreu integra calendário nacional da 13ª Semana de Museus | Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu integra calendário nacional da 13ª Semana de Museus

Fundação Cultural Casimiro de Abreu realizará diversas atividades ao longo da semana em Barra de São João

De 18 a 24 de maio, o Museu Casa de Casimiro de Abreu tem programação variada com o tema "Museus para uma sociedade sustentável". Entre as atrações propostas pela Fundação Cultural do município estão: a apresentação do coral, exposições e palestras. Todas as atividades fazem parte da 13ª Semana Nacional dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A abertura da semana acontece na segunda, dia 18, a partir das 19 horas,  com a apresentação do coral da escola de Música Maestro Álvaro de Souza. Na oportunidade, três exposições ambientarão o espaço. “Marchetaria, “Reciclagem” e “Um olhar sobre as águas de Casimiro de Abreu”.

Para conversar sobre o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Joseane Afonso de Oliveira, fará no dia 19, a partir das 19 horas uma palestra no espaço.

De acordo com o produtor cultural Denis Alves, nesses dias, o Museu abre suas portas e convida a comunidade para tratar de um tema importante para as gerações atuais e futuras. “É urgente pensarmos na sustentabilidade como a capacidade do ser humano de interagir com o mundo e ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, principalmente numa área turística como a nossa”, disse.

O diretor do Museu, Felipe Xisto, reitera da importância da programação e da utilização do espaço pelos munícipes. “A Semana Nacional dos Museus incentiva a aproximação entre a sociedade e os museus, sensibilizando a comunidade para o debate em torno de um mesmo tema que este ano será sobre uma sociedade sustentável”, comentou.


EXPOSIÇÃO - A técnica da marchetaria, uma das exposições abertas no espaço, consiste em incrustar peças recortadas de diferentes madeiras a fim de obter desenhos variados e, para Eduardo Avanzini, artista e curador das peças, o material utilizado, sempre que possível, é oriundo do que é rejeitado pelas pessoas e marcenarias, sendo criteriosamente reaproveitado para minimizar o impacto ambiental.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade