Secretaria de Saúde incentiva a reciclagem e aperfeiçoamento constante
de toda a equipe
Criado em 2010 pela Prefeitura de Casimiro de Abreu, o Resgate 24
horas, situado em Barra de São João, completou cinco anos de funcionamento no
último dia 8 de janeiro. Desde então, já realizou mais de sete mil atendimentos
em vias públicas e domicílios entre os distritos de Barra de São João e Rio
Dourado. Atualmente a equipe é composta por sete enfermeiros socorristas, cinco
técnicos de enfermagem, cinco motoristas, cinco recepcionistas, um auxiliar
administrativo, um auxiliar operacional e os batedores de moto.
"O Resgate é um grande aliado da população, tendo em vista a
grande quantidade de acidentes de trânsito e atropelamentos que acontecem na
Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). O serviço está a disposição da população
durante 24 horas e é fruto da preocupação constante da Atual Administração em
oferecer às vítimas de trânsito da localidade, o suporte necessário para ter a
vida salva em tempo hábil", afirmou o secretário de Saúde, Edson
Mangefesti.
Além disto, o serviço também atende a casos diversos, como mal súbito,
obstétrico, acidente com arma de fogo e arma branca, afogamento, enfarte,
derrame, intoxicação, envenenamento, entre outros. Os pacientes passam por
atendimento prévio da equipe e, quando necessário, são direcionados para uma
unidade de saúde indicada para o caso, geralmente o hospital.
Em 2014 foram 1.420 ocorrências, média de atendimentos anual do Resgate
24 horas. No entanto, é durante o verão que as ocorrências aumentam. Somente
nos quinze primeiros dias deste ano, já foram 85 atendimentos, sendo a maioria
acidente de trânsito. Durante o período de férias, a equipe chega a fazer mais
de seis atendimentos por dia. “Nessa época do ano, traçamos ações estratégicas
de atendimento. A parceria com a Guarda Municipal, por meio dos batedores, que
liberam o trânsito de moto, é fundamental, pois agiliza o socorro do paciente”,
ressaltou o secretário.
Para oferecer um atendimento cada vez melhor à população, a Secretaria
de Saúde, órgão responsável pelo serviço, incentiva a reciclagem e o
aperfeiçoamento constante de toda a equipe. Os profissionais se reúnem todos os
meses para fazer um balanço do trabalho. “As reuniões acontecem para avaliação
do trabalho, melhoria no atendimento, além de aprimorar a satisfação dos
funcionários e dos pacientes”, destacou a coordenadora do serviço, Irene Melo.
Para Irene, o Resgate é muito importante em Barra de São João, que
sofria com a falta de uma ambulância para emergências. “Muitos moradores dizem
que foi a melhor coisa que aconteceu em Barra. Essa é uma luta de anos, que foi
conquistada neste governo, quando o prefeito abraçou a ideia e priorizou o
morador”.
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