Números apontam diminuição da violência em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Números apontam diminuição da violência em Macaé

Os índices foram apresentados durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal


Dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) apontam diminuição nos índices criminais na área de abrangência da 123º DP - Delegacia Legal, nos últimos três meses. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, esses números são resultado do emprego de novas ações táticas pelo comando do 32º Batalhão de Polícia Militar.

Os índices foram apresentados nesta terça-feira (21), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), realizada no Ministério Público, no bairro Virgem Santa. "Em julho tivemos quatro homicídios, em agosto três e, em setembro, quatro. Esses números são os melhores desde 2007, quando foi implantado o GGIM. Foi um trimestre bastante positivo e isso se deve ao processo de pacificação e às forças de segurança atuando", pontuou Edmilson Jório, acrescentando que a presença maior da Guarda Municipal com uma nova missão tática também vem contribuindo para a sensação de segurança.

O roubo de motos também caiu. Em julho, foram 18, em agosto, 12 e, em setembro, 7. Em relação aos veículos (carros, caminhões, etc), o número de roubos também vem caindo: 34 (julho), 23 (agosto) e 20 (setembro). De acordo com o comandante do 32º BPM, tenente coronel Jorge Pimenta, a diminuição do roubo de motos, consequentemente, interfere na diminuição dos números de roubo a transeuntes. Em julho, foram 105, em agosto 96 e, em setembro 51.

A implantação dos Módulos de Polícia Pacificadora, no Nova Holanda e nas Malvinas, em maio desse ano, numa ação conjunta entre a Prefeitura e Polícia Militar, também foi lembrado.

- O processo de pacificação se inicia com a retomada dos territórios. O mais importante é a preservação da vida, a presença ostensiva da PM e a retirada de elementos portando armas. Isso já muda o cenário. Orientamos os policiais para a mudança de paradigma, para uma polícia mais preventiva e de proximidade - explicou o comandante do 32º BPM que está há dois meses e meio no posto.

O tenente coronel Jorge Pimenta anunciou que a PM está realizando um estudo dos registros de ocorrência para criar uma análise e diagnóstico georreferenciado com dia e horário. "Estamos fazendo ações de rotina de policiamento a pé e de trânsito, apostando no reordenamento da logística. Criamos também o grupo de pronta resposta, onde os policiais militares não atuam em uma única função e, sim, de acordo com a mancha criminal", completou.

A reunião do GGIM-Macaé abordou diversos assuntos, como a Ata da 38ª Reunião do GGIM-Macaé; andamentos dos projetos/ações de pacificação,

Consórcio Regional de Segurança Pública, Prevenção e Defesa Civil, da AISP/32, expansão do Sistema Municipal de Videomonitoramento, entre outros.

Participaram da reunião o Juiz de Direito Titular da 1º Vara Criminal da Comarca de Macaé, Wycliffe Melo; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Quissamã, Marcelo de Souza Batista; a Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro Administrativo Regional de Macaé, Regiane Cristina Dias Pinto, o Comandante da 9º Bia AAAe (Es) - FMH, Major EB Sérgio Munck, representantes da Petrobras, da Prefeitura de Macaé e de outros municípios.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!