Jovens de Casimiro de Abreu recebem a segunda dose da vacina contra o HPV | Rio das Ostras Jornal

Jovens de Casimiro de Abreu recebem a segunda dose da vacina contra o HPV

Primeira dose da vacina superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde

Já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS`s) de Casimiro de Abreu e de seus distritos, a segunda dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV – na sigla em inglês). Ela é destinada a meninas na faixa de 11 e 13 anos e que tomaram a primeira dose contra o vírus, considerado um dos maiores causadores de câncer de útero.

A primeira dose da vacina, disponibilizada em março deste ano, atingiu 82% do público-alvo, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 70%. “Isso é resultado do nosso empenho em esclarecer os pais que o objetivo de vacinar meninas tão novas é a prevenção precoce para a fase em que ela poderá ter contato com o vírus”, informou o secretário de saúde, Edson Mangefesti.

As jovens devem tomar ainda uma terceira dose em 2019, cinco anos depois da dose inicial. A coordenadora do programa de imunização, Angélica Pinto, destacou que tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que deve ser adotado na prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. “É importante que todas elas saibam que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais”, frisou.

PAPILLOMAVIRUS (HPV) - É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

VACINA - A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.


EDUCAÇÃO – A partir da segunda semana de setembro, agentes do Programa de Educação em Saúde visitarão todas as escolas do município, incluindo as da rede particular, para sensibilizar as jovens sobre a importância de se prevenir contra o vírus.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!