Rio das Ostras: incêndios em subsolo continuam e moradores reclamam dos efeitos colaterais | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras: incêndios em subsolo continuam e moradores reclamam dos efeitos colaterais

Técnicos da Prefeitura abrem valas nos terrenos para que a água chegue até as chamas. 

Moradores dos bairros Mariléia e Âncora, em Rio das Ostras, continuam sofrendo com o forte cheiro e a fumaça provocados, segundo a Prefeitura da cidade, por um fenômeno natural de altas temperaturas que contribuem com incêndio no subsolo em dois pontos da cidade: no bairro Âncora e também Fazenda, no bairro Cantagalo.

As chamas brotam no subsolo, fenômeno chamado de turfa, que é formado por material de origem vegetal em decomposição, e geralmente é encontrado em regiões pantanosas. A falta de chuva que atinge o município dificulta o controle do incêndio.

"Nós tivemos uma chuva de 19 milímetros durante o carnaval e precisamos de uma chuva aqui de pelo menos cem milímetros, para encharcar esse tipo de solo", explicou Ezequiel Moraes, engenheiro florestal da Secretaria de Ambiente de Rio das Ostras.

Mais de 10 hectares estão sendo consumidos pelo fogo. A fumaça e o mau cheiro são percebidos pela manhã e também durante a noite, quando a situação se agrava. O fogo surge a cerca de 50 centímetros de profundidade do solo. Para resolver o problema, técnicos da Prefeitura abrem valas nos terrenos para que a água chegue até as chamas.


"Moro em Rio das Ostras há oito anos e nunca vi uma situação como essa. O ponto crítico é sempre por volta das 20h, quando a fumaça é densa com cheiro forte e atinge grande parte da cidade. Essa fumaça está causando irritação nos olhos, tosse, e problemas respiratórios. Não podemos ter nossa saúde prejudicada por pessoas irresponsáveis com o meio ambiente e com a sociedade", criticou a moradora Rita de Cássia Pereira.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE