Polícia Ambiental entra no combate a invasões em áreas de proteção ambiental de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Polícia Ambiental entra no combate a invasões em áreas de proteção ambiental de Rio das Ostras

Invasões e desmatamento voltaram a acontecer na localidade Ilha e prefeito quer apuração rigorosa.

Na segunda, 17, o prefeito Sabino e o secretário do Ambiente, Nivaldo Talon, estiveram acompanhando de perto a situação na localidade Ilha, mais precisamente nos pontos de desmatamento denunciados, no último final de semana, pelos próprios moradores que manifestaram preocupação com a degradação da área de manguezal. O local voltou a ser alvo de invasores desde o início deste ano.

O prefeito determinou uma apuração rigorosa do fato e garantiu que a Administração Municipal não permitirá invasões e desmatamento em áreas de proteção ambiental. O caso foi comunicado ao Ministério Público Federal e ao Departamento de Proteção Ambiental da Polícia Civil do Rio de Janeiro que, nesta terça, 18, já enviou uma equipe de peritos para constatar as irregularidades.

Sabino reiterou o pedido aos moradores para que eles ajudem a conservar o ecossistema na localidade, que começou a ser ocupada de forma desordenada na década de 1960, com um segundo movimento de ocupação no final da década de 1990.

Ao longo dos anos foram várias ações da Prefeitura com o objetivo de conter as ocupações, inclusive com um projeto multidisciplinar envolvendo as secretarias de Bem-Estar Social, Ambiente, Obras, Planejamento e Procuradoria do Município, chegando à criação, no ano de 2000, do Programa de Recuperação Ambiental em Áreas de Manguezal, visando o controle de ocupações em novas áreas e a recuperação dos lugares degradados. Na ocasião, houve o cercamento de áreas, derrubada de construções irregulares, remoção de aterro, plantio de mudas e recuperação 35 hectares de manguezais, com plantio de mais de 120 mil mudas.
Área desmatada pelos invasores


INVASÕES – Em janeiro deste ano, um novo movimento de invasões voltou a ocorrer na localidade Ilha. Imediatamente, a Secretaria do Ambiente começou a atuar, com monitoramento e ações para coibir a degradação do manguezal, principalmente nas Ruas Andorinhas, São Jorge, final do Beco Madureira e Rua Gaivota, nas proximidades da Estação e Tratamento de Esgotos, que fica na margem do Rio das Ostras. Nesta quarta, 19, assistentes sociais da prefeitura começam um trabalho para cadastrar as famílias que dependem de moradia na localidade, com objetivo de traçar um perfil dos moradores pra futuros projetos sociais e habitacionais.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE