8ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos começou em Macaé. Confira aqui a programação! | Rio das Ostras Jornal

8ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos começou em Macaé. Confira aqui a programação!

Abertura foi nesta terça-feira (10) e evento segue até sexta-feira (13) .

Para comemorar a Semana Internacional dos Direitos Humanos, uma mostra de documentários sobre o assunto é realizada em Macaé. A abertura do evento foi na terça-feira (10) e o fechamento acontece na próxima sexta-feira (13).

Os documentários da 8ª Mostra de Cinema de Direitos Humanos serão exibidos até o fim de semana no Solar dos Melos, no Centro de Macaé. O evento é gratuito e a estreia foi com um filme dos anos 60 que retrata as condições dos operários que construíram Brasília, os chamados candangos.

A mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A mostra dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem os direitos humanos em nosso continente. Confira a programação dos documentários nos próximos dias:

- Quarta-feira (11), às 19h

Documentário 'Kátia'

Este documentário conta a história da primeira transexual eleita para um cargo político no brasil. Além de mostrar como josé se transformou em kátia tapety, o filme nos apresenta a trajetória política da travesti piauiense que lidou com o preconceito do pai na infância, mas hoje é respeitada entre seus conterrâneos. Ela foi a vereadora mais votada de seu município por três vezes consecutivas e chegou a vice-prefeitura da cidade de colônia do piaui, entre 2004 e 2008.
Direção: Karla Holanda
Duração: 74 min

- Quinta-feira (12), às 19h

Documentário 'Domésticas'

Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.
Direção: Gabriel Mascaro
Gênero: documentário
Duração: 75 min.

- Sexta-feira (13), às 18h 

Caixa D'água - Qui-lombo é esse?

O documentário "caixa d'água: qui-lombo é esse?" Relata através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro getúlio vargas localizado em aracaju, capital de sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial. O espaço remanescente de quilombo de nome maloca situado dentro do bairro é destacado, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do brasil.
Direção: Caroline Mendonça
Gênero: documentário

- Sexta-feira (13), às 19h

Hiper-mulheres

Com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, um velho pede que seu sobrinho realize o jamurikumalu, o maior ritual feminino do alto xingu (mt), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
Direção: Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro
Duração: 80 min.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!