Pescadores discutem proibição de uso de redes em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Pescadores discutem proibição de uso de redes em Macaé

Pescadores questionam proibição de redes até 15 milhas náuticas.

Pescadores de Macaé, interior do Rio, discutiram em audiência realizada na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (7) a proibição do uso de redes até 15 milhas náuticas. A restrição é dos Ministérios da Pesca e do Meio Ambiente. A norma, de agosto de 2012, ainda não foi aprovada, mas vale para o litoral do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Mais de 100 pessoas participaram da reunião, que contou com a presença do Ministro da Pesca e da Agricultura, Marcelo Crivella. Um telão também foi montado na área externa da Câmara para cerca de 50 pescadores e empresários do setor que acompanharam a sessão em frente ao prédio.

Em Macaé, segundo a Colônia de Pescadores, são cerca de 5 mil pessoas vinculadas ao setor econômico da pesca, sendo que pelo menos 90% delas não poderão mais exercer a atividade caso a normativa seja aprovada. Com a nova determinação, só a pesca em alto mar ficaria liberada, o que tornaria a atividade mais cara e perigosa.

Representantes do Ministério do Meio Ambiente apresentaram uma projeção com fotos de espécies costeiras ameaçadas pela pesca, mas os pescadores discordaram do discurso e pediram a revogação da medida.


O Ministério da Pesca informou que o prazo para a norma entrar em vigor, que era julho de 2014, foi suspenso. Até lá, a situação vai ser discutida em outros encontros entre pescadores, pesquisadores e representantes do Ministério.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!