Tartaruga é encontrada morta na Praia do Pecado, em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Tartaruga é encontrada morta na Praia do Pecado, em Macaé

Tartaruga foi encontrada morta na areia por surfistas na Praia do Pecado.

Na manhã da última sexta-feira (2), alguns surfistas e frequentadores da Praia do Pecado entraram em contato com a equipe de reportagem para relatar o surgimento de tartarugas marinhas mortas nas areias do local.

"Eu encontrei apenas uma ao sair da água, mas meus amigos disseram ter visto uma outra no outro ponto. A que eu vi não tinha marcas pelo corpo, o que leva a crer que não tenha sido morta por conta da pesca na região", conta Arthur Anjos.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Guarda Ambiental, através do telefone disponível para a população. Os agentes informaram que uma equipe iria ao local para averiguar a situação.

Entre as diversas espécies de animais ameaçados de extinção que podem ser encontradas em Macaé, três delas são tartarugas marinhas. A poluição marinha e a pesca são as principais responsáveis pela redução de diversas espécies no meio ambiente. A falta de educação e conscientização de muitos frequentadores das praias macaenses coloca em risco a vida de diversos animais, entre eles, a tartaruga. Apesar de parecer um gesto inofensivo, os resíduos deixados na areia acabam sendo levados para os oceanos através de correntes de vento e do mar, quando a maré fica alta.  

Um dos maiores riscos que esses resíduos podem causar é a morte de animais marinhos, que sofrem grandes consequências por ingerir sacolas plásticas e diversos outros materiais. Vários estudos, no mundo inteiro, mostram a grande quantidade de lixo encontrado nos estômagos dos animais. Uma das espécies que mais sofrem são as tartarugas, que confundem o plástico com algas. Muitas morrem sufocadas e acabam surgindo na costa, casos que já foram presenciados em Macaé nos últimos anos. 

Fonte: Marianna Fontes/O Debate


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Para que não haja mais casos como esses devemos nos conscientizar de que os lixos devem ser descartados em locais corretos, não em mares, por exemplo. A sacolinha plástica é necessária em nossa vida atual, só deve ser descartada em local correto para que haja a reutilização da mesma.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

Publicidade