A nova tecnologia de cadastro dos eleitores por sua impressão digital começa a ser utilizada no dia 2 de setembro no Município.
O
prefeito Sabino esteve no Rio de Janeiro nesta quarta, 21, em reunião com a
presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, Letícia Sardas, com a
diretora geral do TRE-RJ, Helga Pitthan, e com o corpo técnico da Prefeitura
para tratar do início do recadastramento biométrico em Rio das Ostras. A nova
tecnologia de cadastro dos eleitores por sua impressão digital começa a ser
utilizada no dia 2 de setembro no Município. O procurador geral do Município,
Eduardo Castro, e o chefe de gabinete, Aldem Vieira, também participaram da
reunião.
A princípio serão instalados quatro kits biométricos em Rio das Ostras. Cada kit é composto de dispositivo de capturas de fotos, scanner para captura de digitais e um pequeno estúdio fotográfico. Com apenas um kit biométrico é possível cadastrar, em média, 25 a 30 eleitores por dia. Os equipamentos serão alocados no Cartório Eleitoral local.
A partir de 15 de novembro, mais 150 kits chegam ao município e devem ser instalados no Centro de Cidadania, Cartório Eleitoral e outros pontos da cidade.
De forma pioneira, o recadastramento biométrico foi lançado com sucesso em 2008 no Brasil. Este ano, a Justiça Eleitoral iniciou nova etapa do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, com foco nas eleições gerais de 2014. A meta é recadastrar mais 16 milhões de eleitores até o ano que vem, para que cerca de 23,7 milhões de brasileiros de todos os Estados e do Distrito Federal possam ser identificados biometricamente no pleito que se aproxima.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!