O foco é atender pessoas a partir de 60 anos, embora já haja participantes mais novos.
O programa da Secretaria de Saúde beneficia cerca de 200 idosos, oferecendo
atendimento médico e de enfermagem, fisioterapia, nutrição, terapia
ocupacional, oficinas de memória, exercícios de cognição e atividades físicas
terapêuticas e de interação.
“O programa busca a inclusão social dos idosos e a prevenção de males relacionados ao envelhecimento, como as doenças vasculares. Podemos ainda postergar problemas como a demência e o Alzheimer”, explica a geriatra Jane Teixeira, coordenadora do programa. O programa ainda resgata a convivência social, a autoestima e promove a aceitação do processo de envelhecimento.
O foco é atender pessoas a partir de 60 anos, embora já haja participantes mais novos. É o caso da Maria da Glória Vieira, de 58 anos, assídua participante, ao lado do marido, João Melo, de 74 anos. Ela diz que o programa só trouxe benefícios para os dois.
“Esse programa é muito importante. Tem pessoas que chegaram aqui sem condições de andar e hoje participam de tudo, até dançam! Tudo o que a gente precisa tem aqui. Minha saúde e minha memória melhoraram muito”, afirma Glória.
No atendimento ambulatorial de geriatria clínica, oferecido a todos os idosos do município, as pessoas passam por consulta médica e realizam exames de rotina, além de avaliação e encaminhamento para outras especialidades, se necessário.
TAI CHI CHUAN – Entre as novidades do programa está a inclusão do Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa. Os movimentos lentos e coordenados estimulam o equilíbrio – muito importante para evitar quedas. A atividade reforça a musculatura, a percepção dos movimentos e coordenação motora. O Tai chi também facilita a socialização entre as pessoas da terceira idade e propicia momentos de tranquilidade e paz.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!