Prefeito Antônio Marcos participa de inauguração da trilha interpretativa na Reserva União | Rio das Ostras Jornal

Prefeito Antônio Marcos participa de inauguração da trilha interpretativa na Reserva União

Reserva conta com uma rica fauna de Mata Atlântica, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado, preguiça-de-coleira, lontra, onça parda e a jaguatirica.

Promover a inclusão das pessoas com deficiência através da educação ambiental. Foi com essa proposta que a Reserva Biológica União inaugurou na sexta-feira (7), a Trilha Interpretativa Inclusiva do Pilão. A cerimônia contou com a participação do prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos. “É muito importante esta ação para garantir a acessibilidade de todos os cidadãos”, ressaltou.

O chefe da unidade, Whitson José da Costa, falou sobre os desafios de implementar este projeto inédito, que permite a inclusão de uma população de quase 40 mil pessoas deficientes que vivem na região. “Além da inclusão social, agora eles vão poder conhecer a rica biodiversidade da Mata Atlântica e se tornarem aliados da preservação”, destacou.

A vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Denise Rambaldi disse que a criação da Reserva já foi um pioneirismo, quando se propôs translocar um grupo de mico-leão-dourado. “Hoje, temos a segunda maior população selvagem da espécie no país. Somos pioneiros na forma como construíram o processo de ampliação da unidade de conservação, no controle de espécies exóticas, e agora com a criação desta trilha”, comentou. 

Hoje, 46% da Reserva União estão dentro do território casimirense. A expectativa é que esse percentual aumente para 70% com a ampliação da unidade, que passará de 2,5 mil para 8 mil hectares de Mata Atlântica preservada, aumentando o compromisso do poder público com a preservação do meio ambiente.

Após a solenidade, o público teve a oportunidade de conhecer a trilha. Um grupo da Apae de Casimiro de Abreu caminhou pela Mata Atlântica acompanhado de um guia. Foi explicada a importância da fauna e flora local para o equilíbrio do ecossistema.  A cerimônia contou ainda com a participação de outras autoridades como o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino, do representante do ICMBio, Anderson Nascimento, do prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, e do secretário de Ambiente de Macaé, Guilherme Sardenberg.

Rebio União

A Reserva Biológica União é uma unidade de conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e está inserida nas cidades de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé. Conta com uma rica fauna de Mata Atlântica, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado, preguiça-de-coleira, lontra, onça parda e a jaguatirica. 

A lista de aves registradas na reserva compreende 225 espécies, sendo 18 com risco de extinção e 28 endêmicas da região. Também é estratégica para a preservação dos recursos hídricos, já que abriga nascentes que contribuem para as três principais bacias da região: Macaé, Rio das Ostras e São João. Ainda promove uma série de atividades de educação ambiental, através da sensibilização de grupos escolares e comunidades rurais e urbanas do entorno.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!