Jovens de Casimiro de Abreu têm lições de agricultura orgânica e educação ambiental | Rio das Ostras Jornal

Jovens de Casimiro de Abreu têm lições de agricultura orgânica e educação ambiental

O programa seleciona estudantes da rede pública entre 14 e 17 anos.

De segunda a sexta-feira, 30 adolescentes do programa ‘Jovem Agricultor Orgânico’ passam a tarde no Sítio Agrícola da Fundação Municipal de Casimiro de Abreu. Lá, desenvolvem atividades ligadas à agricultura orgânica e educação ambiental, como técnicas para o cultivo orgânico, produção de mudas, adubação e o uso de defensivos orgânicos, coleta seletiva e reaproveitamento, além da importância da preservação dos recursos naturais.

Realizado pela Fundação Municipal de Casimiro de Abreu, o programa seleciona estudantes da rede pública entre 14 e 17 anos, Durante o período em que participam do programa, recebem uma bolsa auxílio de meio salário mínimo. Uma das exigências para participar do projeto é ter boas notas na sala de aula.
 

— De manhã, eles estão na escola e a tarde têm a chance de vivenciar um pouco da vida rural e entender que não é preciso sair do campo para se sustentar. O programa ainda incentiva técnicas ambientalmente corretas e provoca reflexões sobre a sustentabilidade —  falou o presidente da Fundação Municipal, Alcyr Neves.

Atualmente, os jovens estão cultivando uma horta medicinal e aprendendo a utilizar as plantas e ervas de forma correta. Também estão montando uma composteira para reciclar os 40 quilos de lixo orgânico gerado por eles mesmos diariamente. Neste ano, eles adotaram o uso de canecas e eliminaram os copinhos descartáveis.
 

— Também optamos por fazer os sucos que consumimos com as frutas dos pomares daqui. Mais do que o ganho econômico, esses jovens entendem a importância de uma alimentação mais saudável —, ressaltaram os orientadores de turma Paula Campos e Vitor Hugo Veras.

Os jovens têm aulas teóricas e práticas, que os possibilitam, literalmente, colocar a mão na terra. Em um galpão, preparam o composto. No outro, as mudas. Em uma estufa são produzidas mudas de hortaliças que depois de algumas semanas sob temperatura controlada e irrigação periódica, são transplantadas na horta.
 

Toda a produção tem uma finalidade social. Os alimentos são utilizados para o consumo próprio e doados às escolas e instituições sociais. Os interessados em ter mais informações sobre o programa podem entrar em contato com a Fundação Municipal Casimiro de Abreu através do telefone 2778-1414.


Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!