A ação contou com a participação de dezenas de jovens e voluntários que recolheram mais de 80 sacos de lixo por dentro da vegetação e no mangue.
Como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, os
escoteiros do mar de Macaé realizaram uma ação de limpeza da restinga e do
mangue do Pontal do Rio Macaé. A atividade teve o apoio da secretaria de
Ambiente e do Iate Clube de Macaé, além de voluntários.
De acordo com o secretário de Ambiente, Guilherme Sardemberg, é importante que a população reconheça a importância do Rio Macaé para o desenvolvimento da cidade. “A história está ligada ao rio. Precisamos que as pessoas se integrem à realidade do ambiente. Vendo a beleza do rio em toda a sua extensão e conhecendo o mesmo, passamos a entender ainda mais a importância desse recurso hídrico para nossa cidade. A limpeza do pontal faz parte dessas atividades de conscientização”, comentou.
Batizada de Pontal Com(n)vida, a atividade fez parte do Mutirão Nacional de Ação Ecológica, que reuniu na data escoteiros em diversos pontos do país, realizando atividades ecológicas com foco na preservação das águas em suas cidades. De acordo com o voluntário Lucas Franco, os escoteiros têm histórico de atuação na área preservação ambiental. “Nós estimulamos os jovens a, desde cedo, reconhecerem o meio ambiente como parte fundamental da vida e por isso realizamos diversas ações ambientais. O escotismo influencia na formação do jovem, contribuindo para que eles assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente em caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades, como cidadãos responsáveis, participativos e úteis em suas comunidades”, explicou.
A ação contou com a participação de dezenas de jovens e voluntários que recolheram mais de 80 sacos de lixo por dentro da vegetação e no mangue. Entre os participantes, além dos escoteiros, estavam professores, biólogos e famílias que colocaram a mão na massa. Para o biólogo Fabrício Gonçalves, a importância de se conscientizar da importância da preservação da foz do Rio Macaé é garantir que as gerações futuras possam desfrutar desse ambiente. “A preservação desse ecossistema é importante para a manutenção da vida em nosso litoral. Peixes e crustáceos usam essa área como local de reprodução e qualquer desequilíbrio aqui atinge diretamente a pesca, gerando uma reação em cadeia que prejudica a todos”, disse.
Para a jovem Karoline Souza, de 17 anos, integrante do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, ações como essa não resolvem todo o problema do meio ambiente, mas mostra a necessidade de cada um fazer a sua parte na preservação. “Nós sabemos que amanhã haverá mais lixo aqui. Mas nem por isso devemos deixar de fazer a nossa parte e mostrar para a população que podemos sim mudar a realidade, garantindo um meio ambiente preservado para o futuro”, destacou.
Considerada Área de Proteção Ambiental (APA), o Pontal da Foz do Rio Macaé é um pedaço de terra que liga o Rio Macaé ao Oceano Atlântico e o evento aconteceu um dia depois da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, no sábado (8). Para assegurar a preservação do ecossistema local, em 2011 foi criada a Resolução 009, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), que estipula normas para a visitação.
Há regras para entrar no Pontal: conforme o artigo 2º da Resolução 009, não é permitido o ingresso na área portando objetos como vidros ou materiais que possam causar incêndios. O mesmo artigo dispõe, no parágrafo único, que é "de responsabilidade de cada visitante, o controle próprio dos resíduos gerados, provenientes de qualquer material ou objeto descartável, assim como quaisquer outros objetos que produzam ou se transformem em resíduos". O desrespeito às regras sujeita o infrator às advertências, notificações e multas, tudo dentro da Lei Complementar nº 027/2001, do Código Municipal de Meio Ambiente.
O 115º Grupo Escoteiros do Mar Macahé funciona na Ajuda e tem o apoio da Marinha do Brasil, do Iate Clube de Macaé e da Prefeitura de Macaé contando com, aproximadamente, 80 jovens com idade entre 7 e 21 anos e 20 adultos voluntários.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!