Rio das Ostras leva alunos de Cantagalo para Bienal de Bolso | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras leva alunos de Cantagalo para Bienal de Bolso


Estudantes da Escola Marinete Coelho de Souza participam do projeto Leitura Viva.

Cerca de 20 alunos da Escola Municipal Marinete Coelho de Souza, de Cantagalo, participarão da Bienal do Bolso, em Volta Redonda, no próximo dia 22. O evento tem o objetivo de propiciar aos alunos a possibilidade de adquirir livros a preços mais acessíveis. A visita faz parte das ações do Projeto Leitura Viva que, em parceria com a Secretaria de Educação e a Fundação Rio das Ostras de Cultura, busca estimular nos estudantes o hábito da leitura e a consciência ambiental.

Na última sexta-feira, 19, a escritora e coordenadora do projeto Semeadura, Andrea Nogueira, esteve na escola para apresentar o "Guardião da Terra". Ele é um personagem infantil que orienta sobre a importância de não despejar lixos em qualquer local. Para ela, existem dois tipos de lixo, o material e o de palavras, como palavrões, negativismo, baixo astral, entre outras. Ao final, os alunos receberam uma carteirinha de "Guardião da Terra" com seus nomes e fotos.

A professora Maria Luíza Queiroz, coordenadora da Sala de Leitura da Escola, adotou o livro "Safira e o Portal dos Sonhos", para ser trabalhado com os estudantes. Sua autora, Maria José de Abreu Moreira, mora em Rio das Ostras e relata na história as belezas naturais do Município e os impactos ambientais que a cidade sofre diante da displicência de algumas pessoas. A criançada terá uma surpresa ao se encontrar com a escritora no dia da Bienal de Bolso.

Para Adriana Izidoro, coordenadora do Ponto de Leitura, é uma forma de atrelar a educação à cultura. “Quando vi que a Bienal de Bolso 2013 seria numa periferia, me apaixonei na hora pelo evento. A leitura é para todos, independente de classe social. O apoio da Prefeitura é muito importante para o desenvolvimento deste projeto”, explica.

Patrícia Vieira é diretora da Escola e relata a importância do projeto nesta localidade. “Temos alunos que vivem em uma realidade muito difícil. Moram há muitos quilômetros de distância do colégio. Alguns nem televisão têm em suas casas. Por isso, abraçamos a causa com o intuito de proporcionar a elas o contato com o lúdico e o prazer de cuidar da sua terra”, conta.

GIBIOTECA – O Projeto Leitura Viva vai expor na Bienal uma gibioteca com dezenas de gibis. O estande será aberto a todos os participantes que passarem pelo local durante o dia.

BIENAL DO BOLSO – A Bienal do Bolso é um evento inovador pois tem em sua finalidade romper com os padrões dos megaeventos normalmente realizados, para marcar o nascimento de uma nova relação entre leitores e livros , mais próxima, afetuosa e duradoura. Livros em sua versão pocket ou de bolso, revistas em quadrinhos e livros digitais terão atenção especial nesse evento, que tem como desafio provocar o gosto pela leitura. 

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE