Obras do Centro de Visitantes de Jurubatiba na reta final em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Obras do Centro de Visitantes de Jurubatiba na reta final em Macaé

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em vista aérea.
O Centro de Visitantes foi planejado para ser totalmente sustentável, sendo a primeira etapa de um projeto que consolidará Jurubatiba entre as reservas ambientais mais importantes do Brasil.

Durante a visita, a equipe conheceu o projeto que está sendo construído para acesso ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, pela localidade de Cabiúnas. O Centro vai contar com área administrativa, auditório para 70 pessoas, lanchonetes, loja de souvenir, hall de exposições, guarita de vigilância, vestiários, sala para brigada de incêndio e guarda ambiental, garagem para os carros e barcos da unidade, torre de observação de incêndios, ciclovia, estacionamento, quiosques e ambulatório.

De acordo com a administração do Parque, o Centro de Visitantes foi planejado para ser totalmente sustentável, sendo a primeira etapa de um projeto que consolidará Jurubatiba entre as reservas ambientais mais importantes do Brasil. Haverá no local a sinalização interna, acessibilidade, a construção de uma estação de tratamento de água e estação de tratamento de efluentes.

O Centro de visitantes é parte das melhorias que o Parque tem recebido após ter sido incluído no projeto “Parques da Copa”, uma parceria dos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo para garantir estrutura adequada para receber os visitantes em 27 Unidades de Conservação próximas às cidades sede e que possuem grande apelo turístico.

Segundo informações da administração do Parque, o local foi escolhido por possuir atributos cênicos e atrativos turísticos consolidados, além de ter facilidade de deslocamento a partir das cidades-sede, por conta do Aeroporto da cidade, com vôos diretos à capital. O projeto inclui também o fortalecimento das estruturas de apoio fora dos Parques, como meios de hospedagem e alimentação e vias de acesso. A Embratur será responsável pela promoção dos destinos internacionalmente.

Nesse sentido, a Prefeitura de Macaé assinou um termo de cooperação técnica que prevê apoio tanto na gestão e conservação do Parque, como também na melhoria dos acessos e dos serviços oferecidos à população e ações de educação ambiental. De acordo com o governo municipal, o fato de Jurubatiba estar incluída no roteiro “Parques da Copa” aumentou ainda mais a responsabilidade das ações, prevendo que o local receba turistas de todo o Brasil e do mundo durante o evento esportivo.

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é Unidade de Conservação inserida em áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Inicialmente, a administração e manutenção do Núcleo de Visitação do Parque Jurubatiba será realizada pelo ICMBio com a parceria da Prefeitura Municipal de Macaé, contudo a intenção é que o Núcleo seja incluído em processos para concessões de serviços de uso público e turismo, conforme diretriz da DIREP e do Instituto Chico Mendes. Na parte localizada em Macaé, o Parque Nacional recebe atualmente cerca de 20.000 visitantes por ano, um volume expressivo de visitação.

A obra do centro de visitantes faz parte do Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta - TAC, assinado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Petrobras, Transpetro e Ministério Público Federal. As demais ações contidas no TAC são: a impressão de material publicitário e o plano de manejo do parque, além da programação de sobrevoos em toda extensão do parque.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!