Competidor macaense participa de corrida de trenós no Alasca | Rio das Ostras Jornal

Competidor macaense participa de corrida de trenós no Alasca

Ao todo 14 países já participaram desta competição e pela primeira vez o Brasil terá um representante na Iditarod.

Existem muitos esportes específicos de cada país, o futebol é a nossa paixão nacional. No Alasca - Estados Unidos, o grande acontecimento fica por conta da corrida de trenó e a mais importante é a de 1000 milhas - Iditarod - A última grande corrida.

O que muitos não sabem é que neste ano temos a participação de um macaense, Luan Ramos Marques, 23 anos, proprietário do Pet Shop Eu Curto Cuidar, onde sua principal atividade é o adestramento de cães.
 
Desde pequeno seu amor pelos animais era visível, sendo os cães e cavalos os seus prediletos.  Tudo começou com o Sr. Matt Comotto pai do grande amigo de infância do Luan. Matt, como um grande aventureiro que já escalou o Monte Everst (2003), tinha o sonho de participar da Iditarod e convidou o Luan para auxiliá-lo no treinamento, e esse foi o inicio. Matt entrou em contato com o Sr. Vern Halter proprietário do Dream a Dream Kennel, em Willow - Alaca, e contratou um pacote fechado de treinamento a equipe de cães para participação da corrida.
 
A primeira visita do Luan ao Alasca ocorreu em 2011 com duração de três meses para conhecer o local e ter seu primeiro contato com os cães e clima. Nesse meio tempo, Matt, por ser transferido para Singapura se viu impossibilitado de participar do projeto e convidou o Luan para continuar no seu lugar, já que todo o serviço estava contratado. Desta forma, Luan de auxiliar passou a ser o corredor principal.
 
A Iditarod
 
A Iditarod é a maior corrida de cães de trenó do Alasca. É conhecida como "A última grande corrida". Ela acontece anualmente no estado do Alasca, no norte dos Estados Unidos.

É uma corrida de longa distância, são aproximadamente 1600 quilômetros a serem percorridos em território selvagem, enfrentando as adversidades do inverno intenso na América do Norte, com temperaturas de até -50° C.
 
As equipes são formadas pelo Musher (competidor) e um time de 12 a 16 cães, que percorrem a antiga trilha que liga dois pontos do Alaska.

Em território selvagem, os participantes atravessam regiões de tundra e florestas, cruzando rios e mares congelados. Uma aventura que dura de 8 a 15 dias, testando o homem e cães ao extremo, com temperaturas de 0° a -50° C e ventos de até 50 km/h, capazes de causar uma sensação térmica de até -70° C.
 
A corrida é o evento esportivo mais importante do Alaska, mantém viva uma antiga tradição do gelo. Reúne milhares de fãs em Anchorage para largada cerimonial e que é realizada com a ajuda de voluntários de vários estados e países. Todo ano cerca de 60 mushers e aproximadamente 1000 cães se reúnem e fecham a avenida principal de Anchorage.
 
Ao todo 14 países já participaram desta competição e pela primeira vez o Brasil terá um representante na Iditarod.
 
A trilha
 
A trilha se divide em duas rotas: uma ao Norte, usada nos anos pares e outra rota ao Sul, usada nos anos ímpares. Esta divisão foi feita para que a corrida passe por todos os vilarejos entre Anchorage e Nome. Como resultado a distância total varia a cada ano entre 1650km e 1800km.
 
Ao todo são 27 checkpoints e cada um tem uma equipe de veterinários para acompanhar e cuidar dos cães. Todos os cães são examinados em cada checkpoint para garantir que nenhum deles fique desnutrido ou desidratado. O veterinários têm autoridade de retirar um cão da competição se acharem necessário.
 
Os checkpoints também servem de ponto de apoio aos Mushers (competidores), onde normalmente há água e "foodrops" (sacola com comida e equipamentos que os Mushers enviam obrigatoriamente para cada chekcpoint), palha para preparar a cama dos cães e algum tipo de abrigo para os Mushers dormirem.
 
Cada um também tem um juiz e vários voluntários para garantir que as regras sejam cumpridas.
 
Treinamento e Processo Classificatório
 
Este treinamento é um programa de dois anos, onde ele passou a morar em Willow, no canil Dream a Dream Dog Farm, para aprender a lidar com os 60 cães do canil; desenvolver as habilidades necessárias para ser um Musher (competidor); sobreviver a este novo ambiente e se adaptar ao clima, onde as temperaturas variam de 0° C a -50° C.
A meta principal: estar apto a competir em uma corrida de 1600 km, com duração de 08 a 15 dias.
 
Para competir na Iditarod, Luan teria de completar duas corridas de 482 km e uma corrida de 322 km. Somente depois disso ele poderia se inscrever na Iditarod e mesmo completando essas preliminares ainda teria que apresentar uma carta de recomendação, escrita por um competidor veterano para ser aceito pela organização da corrida - Ele foi aceito.
 
A largada
 
A corrida teve inicio em no dia dois de março com uma largada cerimonial onde o Matt e uma outra pessoa puderam estar com ele no trenó por 12 milhas, eles tiveram um pouquinho da sensação do que seria a corrida, além deles um menino que veio de Girdwood só para ver Luan também pode estar presente no trenó.
 
No dia três foi feita a largada oficial onde o Luan saiu com o numero 47, foi um total de um total de 66 participantes. No momento, o Luan está a 30 horas aproximadamente de concluir a corrida, ele é o único condutor que conseguiu manter os seus 16 cachorros até o posto de verificação atual, 12 participantes desistiram sendo 10 veterandos e 2 inciantes.
 
36 participantes já concluíram sendo a maior parte com 7 a 10 cães.
 
No site www.iditarod.com todos os dados podem se acompanhados. Se clicar em cima do nome do Luan, vão aparecer todas as informações dos checkpoints, números de cães, tempo de descanso, tempo de corrida, velocidade média, distância em milhas entre cada checkpoit.
 
Sem patrocínio este desafio não seria possível. “Matt Comotto, foi o patrocinador exclusivo de Luan e tem apoiado financeiramente e psicologicamente nessa aventura. O ajudou a enfrentar os momentos difíceis e manter o foco, acreditar que por mais difícil que seja nada é impossível, por isso, Luan agradece ao Matt”, informou a assessora do atleta.
 
Fonte: O Debate
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!