Após temporais, Petrópolis decreta estado de emergência | Rio das Ostras Jornal

Após temporais, Petrópolis decreta estado de emergência

(Foto: Tânia Rêgo/ABr)

Presidente Dilma visita cidade nesta segunda-feira (25).

Uma semana após a chuva que matou 33 pessoas na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, a Secretaria Nacional de Defesa Cvil reconheceu o estado de emergência no município. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25) e passa a valer a partir da publicação.

Os corpos da maioria das vítimas foram localizados nas proximidades do bairro Quitandinha. No local, havia uma festa de aniversário e a maioria dos mortos era da mesma família. Os outros bairros onde houve mortes foram: Independência,  Doutor Thouzet, Alagoas, Lagoinha e Bingen. Segundo os bombeiros, a chuva forte culminou em 21 pontos de escorregamento ou alagamento no município.

No fim de semana, a cidade de Petrópolis voltou a ser atingida por chuvas fortes, que inundaram novamente as ruas. Na sexta-feira (22),  todas as nove sirenes de alerta instaladas na cidade foram instaladas após o temporal. No sábado (24), a chuva forte que caiu sobre a cidade durante 20 minutos fez transbordar rios. A rua Coronel Veiga, uma das principais do centro da cidade ficou completamente alagada e sirenes de três comunidade voltaram a soar.

Ainda por causa da chuva do dia 17 de março, a cidade ainda tinha 1.179 pessoas em abrigos nesta segunda-feira (25), segundo informações da Prefeitura de Petrópolis. 

Visita da presidente Dilma

A presidente Dilma Rousseff vai visitar a cidade na tarde desta segunda-feira (25), onde participará de uma missa na catedral do município em homenagem às vítimas das chuvas.  De acordo com o Palácio do Planalto, antes da missa, marcada para as 17h, a presidente irá sobrevoar, junto com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), as áreas atingidas pelo temporal.

Após o compromisso no Rio, a presidenta parte para Durban, na África do Sul, onde participa até quarta-feira (27) da Cúpula dos BRICS (grupo político de cooperação formado entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Angra dos Reis

A cidade de Angra dos Reis, no litoral sul do Estado,  também voltou a ser atingida por chuvas fortes no fim de semana.  Uma ponte desabou no bairro de Banqueta. De acordo com a Defesa Civil da cidade, cerca de três mil pessoas, que moram na localidade, ficaram ilhadas. Equipes do Serviço Público foram ao local montar uma operação de emergência para assegurar a passagem de pedestres.

Segundo a Defesa Civil, o temporal provocou ao menos três deslizamentos, mas não houve  feridos ou mortos na região. Os pontos atingidos foram: Costeirinha, praia das Gordas e Tanguá.  Ainda segundo o órgão, ao menos 37 pessoas ficaram desalojadas durante o temporal. Eles foram encaminhados para abrigos da prefeitura, mas na manhã de domingo todos já haviam retornado para suas casas.

Também por causa da chuva, a rodovia Rio-Santos, teve o trânsito interditado, na altura da Santa Rita do Bracuhy,  na altura da curva da Monsuaba devido à queda de barreira. O trânsito foi normalizado na região ainda no domingo.

No réveillon de 2010, 53 pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra em várias regiões de Angra dos Reis, após um forte temporal. As áreas mais afetas na época foram: a enseada do Bananal, em Ilha Grande, onde uma pousada foi soterrada, e o morro da Carioca, de 21 pessoas morreram.

Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro retornou ao estágio de vigilância, à 0h35 desta segunda-feira, segundo o Centro de Operações da prefeitura. Nas próximas horas, não há previsão de ocorrência de chuvas moderadas ou fortes na cidade. O município estava em estágio de atenção desde às 07h50 de sábado (23).

O estágio de vigilância, primeiro em uma escala de quatro, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o estágio de atenção é o segundo da escala.

Fonte: R7

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE