Prefeitura de Cabo Frio, RJ, implanta informatização nas consultas do SUS | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura de Cabo Frio, RJ, implanta informatização nas consultas do SUS

Central de Marcação de Consultas agiliza o processo
de marcação e evita filas desnecessárias.
(Foto: Fábio Pereira)
Cidade ganhou Central de Marcação de Consultas.

Os moradores de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, passaram a contar, a partir de janeiro deste ano,  com um sistema informatizado para marcação de consultas pelo Sistema Único de Saúde. Desta forma, as pessoas não precisam mais dormir nas filas para conseguir marcar as consultas, como acontecia anteriormente, com a utilização do processo manual.

O novo sistema da Central de Marcação de Consultas está em funcionamento desde o dia 13 de janeiro e, segundo a prefeitura,  em 10 dias de utilização foram marcadas 2.468 consultas. Por dia, cerca de 240 pessoas têm as suas consultas marcadas.  Também segundo a prefeitura, a cidade possui hoje 90 mil pessoas cadastradas e, com o novo sistema, todos os dados do modelo antigo foram migrados.

Através do novo sistema, os funcionários da Saúde agendam as consultas para a população das 18h às 21h. Segundo o diretor administrativo do Pronto Atendimento Médico (PAM), Antônio Marcos, com a implantação do sistema os moradores deixaram de se submeter à uma situação deprimente.

"A informatização da marcação de consultas acabou com as filas durante a madrugada. Isso é coisa do passado em Cabo Frio. As pessoas não precisam mais se sacrificar daquela maneira como faziam antes. Chegam aqui, agendam seus horários e vão embora tranquilas para casa, sabendo que na semana seguinte serão atendidas pelo médico da especialidade que necessitam", afirma o diretor.

Outra novidade do sistema é o envio de SMS para os pacientes que marcaram a consulta. Um dia após a marcação, o sistema envia uma mensagem via celular para lembrar os pacientes da consulta, informando dia, horário e nome do médico com o qual será consultado. Desde a implantação do projeto, mais de 900 SMS já foram enviados aos pacientes.

Segundo o município, o sistema de marcação de consultas já está sendo implantado também no bairro Jardim Esperança. Na próxima quinta-feira (31) começará o treinamento com os funcionários, para que na semana seguinte as pessoas já possam utilizar esse benefício.

Outro local onde a implantação está bastante adiantada é no distrito de Tamoios. Segundo o superintendente de informática da Secretaria de Saúde, Leonardo Vital, dentro de 30 dias o sistema estará em pleno funcionamento, integrado à Central de Marcação de Consultas do PAM, em Cabo Frio.

O projeto de informatização da marcação de consultas, segundo a Secretaria de Saúde, prevê ainda este ano, a implantação do sistema em todas as unidades de saúde do município, incluindo todos os Postos de Saúde da Família.

 
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