Banda Lyra dos Conspiradores, de Macaé, comemora 130 anos | Rio das Ostras Jornal

Banda Lyra dos Conspiradores, de Macaé, comemora 130 anos



A programação de aniversário começa nesta quarta-feira (12), às 19h, na sede da Lyra, que fica na Rua do Sacramento 63.

O aniversário de 130 anos da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores será comemorado com muitas atividades culturais. Exposição, Palestra, debates e até exibição de filmes sobre essa banda, que segundo o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, o professor Ricardo Meirelles, não era em seu princípio uma simples banda, mas tinha um forte viés político. 

A Lyra tem uma história de resistência por ter se posicionado contra a escravidão numa época em que a monarquia estava no poder. “Ela se diferenciou da Nova Aurora, que não tinha preocupação em opinar, em posicionar-se ideologicamente”, afirma Ricardo.

Sede da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores.
A programação de aniversário começa nesta quarta-feira (12), às 19h, na sede da Lyra, que fica na Rua do Sacramento 63. Nesse dia haverá apresentação do hino de Macaé pelo grupo Despertar da terceira idade.

No dia 13, quinta-feira, quem for ao Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama 248, poderá curtir a exposição “Lyra dos Conspiradores – 130”, na qual estarão expostos instrumentos musicais antigos dessa banda, além de fotos e uniforme da Lyra. Essa exposição estará em cartaz até o dia 31 de dezembro, das 9h às 17h.

“Um Olhar sobre a Lyra” é o tema da palestra que a assistente social Ariana Ribeiro Miliosi ministrará para os que marcarem presença na Lyra, nessa quinta-feira (13), às 20h. Ela vai falar sobre sua tese, na qual há enfoque às esferas política e cultural da banda que está completando 130 anos.

Com forte influência do catolicismo, a Lyra não podia deixar de ter uma atividade religiosa. Na quinta-feira (13), às 19h, haverá ladainha, na capela da Sociedade Musical.

Já na sexta-feira (14), haverá exibição de dois filmes: “Lyra dos Conspiradores”, de Rafael Costa, filmado no ano de 2009, que será exibido às 19h, e “Os Conspiradores”, feito por pesquisadores do Solar dos Mellos, neste ano, que poderá ser visto às 20h. Depois disso, debates serão realizados sobre esses documentários, numa efervescência cultural.

Para encerrar essa semana cultural, haverá apresentação musical de alunos e ex-alunos da Sociedade Musical, no domingo (16), às 9h. Às 13h, será servida uma feijoada e logo depois irão se apresentar a banda da Lyra e o coral da Fundação Macaé de Cultura, seguidos por uma roda de choro.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!