Servidores lotados no Procon foram treinados para manusear o Sindec. |
Município
é uma das sete cidades do estado do Rio de Janeiro cadastradas no Sindec
A equipe do Procon de Rio das
Ostras, órgão ligado à Procuradoria-Geral do Município, agora faz parte das
setes cidades do estado do Rio de Janeiro cadastradas no Sindec - Sistema
Nacional de Defesa do Consumidor. Este vínculo permite ao Procon incluir empresas
do município no ranking nacional de reclamações.
Todos os servidores lotados na Subsecretaria Adjunta
de Defesa do Consumidor de Rio das Ostras participaram de um treinamento junto
ao Procon do Rio de Janeiro, onde foram treinados e capacitados para manusear o
sistema. Na oportunidade, foram apresentadas diversas formas de integrar as
informações trazidas pelos consumidores ao sistema para dar mais agilidade na
tramitação dos processos e na solução das demandas. Tudo isso, pensado para
responder com mais rapidez aos consumidores.
A ferramenta que, agora, o Procon de Rio das Ostras
dispõe para incentivar as empresas a solucionarem os problemas dos consumidores
é a negativação das faltosas junto ao Sindec. O programa é online e diretamente
ligado ao Ministério da Justiça, que forma um cadastro nacional das empresas
que não prestam um serviço de qualidade ou não fornecem produtos respeitando as
normas do Código de Defesa do Consumidor.
O Procon foi implantado em Rio das Ostras há quatro
meses e, em média, recebe mil pessoas por mês. De acordo com o subsecretário de
Defesa do Consumidor, Carlos Wellington, 50% dos casos são resolvidos no
primeiro atendimento e 30% são solucionados nas audiências.
“O órgão já registra uma grande demanda diária, sendo
necessário buscar formas que melhor atendam ao consumidor, uma vez que a
tendência é o aumento vertiginoso das reclamações oriundas das relações de
consumo, seja pelo aumento da capacidade econômica dos cidadãos, seja pelo
crescimento populacional experimentado pelo município, ou mesmo pelo próprio
desconhecimento dos fornecedores dos deveres inerentes a sua atividade”,
explicou o subsecretário.
Com medidas como esta, o Procon tem avançado e
obtendo respostas positivas dos consumidores, que vem aprovando suas medidas e
qualificando positivamente os serviços prestados à comunidade. O órgão de
defesa do consumidor está instalado no Centro da Cidadania, na Rua das
Casuarinas, nº 595, no Âncora. Os contatos podem ser feitos por e-mail: faleprocon@riodasostras.rj.gov.br ou pelo telefone 2771-6581.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!