O encontro acontece nos próximos dias 17 e 18, no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, das 8h30 às 17h.
A
Prefeitura de Macaé vai promover o primeiro curso de Formação de Professores
Tutores em Saúde
Auditiva de Macaé. O encontro de formação em Saúde Auditiva é
fruto da parceria entre o campus da UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira,
Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) e Prefeitura de Macaé, por
meio da Secretaria de Educação e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
O encontro acontece nos próximos dias 17 e 18, no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, das 8h30 às 17h. E para atender uma segunda turma, a programação foi subdividida, se estendendo também para os dias 24 e 25, na sala de reuniões na Funemac, no mesmo horário, na Cidade Universitária.
O curso de formação de professores tutores
Entre os objetivos do curso estão formar professores da rede de Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de Macaé em multiplicadores da Saúde Auditiva, sensibilizar os professores sobre a importância da inclusão do surdo e do deficiente auditivo nas escolas, além de incentivar a multiplicação do conhecimento sobre saúde auditiva aos professores da rede de ensino de Macaé.
Nos dias do curso haverá as presenças de representantes da Associação Amada, do campus UFRJ-Macaé e da intérprete de Libras Luciana Limão. Entre os participantes do curso estão os representantes da equipe da Educação Especial da rede municipal de ensino, que conta com profissionais especializados para atuar com alunos com deficiência auditiva.
A coordenadora da Educação Especial da rede municipal de ensino, Aldiejna Canabarra Bento, afirma que o curso será de suma importância “Hoje, contamos com a Escola Municipal Lions, que é considerada unidade-pólo de referência para o atendimento aos alunos com deficiência auditiva”, destacou.
Para a programação, os organizadores formarão duas turmas com 30 professores e profissionais da rede de ensino fundamental, cada, com carga horária total de 16h: “O curso busca promover a inclusão de crianças e adolescentes surdos e deficientes auditivos no espaço escolar e, consequentemente, na sociedade. Esta é uma oportunidade para que nossos profissionais da Educação Especial do município reforcem a prática pedagógica”, ressaltou a coordenadora da Sala Multifuncional da Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel e integrante da equipe da Educação Especial, Rosimara Souza.
Rosimara acredita que “esta será uma oportunidade ímpar para que os profissionais estudem mais a respeito dos cuidados e identificação dos alunos com deficiência auditiva e aqueles que usam prótese”, finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!