Rio das Ostras foge de avaliação do Ministério da Saúde | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras foge de avaliação do Ministério da Saúde

Pacientes esperam pacientemente pelo atendimento.

Trabalho das equipes de atenção básica é avaliado.

Como forma de incentivar a melhoria da qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), começou a avaliação das equipes de atenção básica que atuam nos municípios. 
Além da entrevista, serão analisadas a qualidade do atendimento, a infraestrutura das unidades e a disponibilidade de medicamentos. A avaliação faz parte da terceira fase do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). 

Ao todo, serão destinados quase R$ 800 milhões para as equipes avaliadas pelo PMAQ apenas em 2012. O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e formam um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica: Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização.

Os avaliadores certificarão o trabalho de 17,5 mil equipes de saúde em 3.972 municípios. O resultado servirá de indicador para aumento nos repasses às equipes que conseguirem desempenho positivo. 

Só pela adesão ao PMAQ, há um incremento em 20% sobre o piso das equipes do PSF, que hoje é de R$ 8.500,00 por equipe. Após a avaliação, os municípios poderão receber até o dobro de recursos por mês. A primeira análise será no estado Rio de Janeiro. Ela se dá por meio de um questionário realizado com o gestor, um trabalhador e quatro usuários atendidos por cada equipe de saúde. 

Rio das Ostras é um dos poucos municípios do Estado e o único da região a não fazer adesão ao Programa. Será por medo? Falta dinheiro para a saúde? Ou a qualidade aqui é tão ruim que é melhor não ser avaliada? 

Enquanto isso, os pacientes protestam contra a demora no atendimento no Hospital Municipal, na Emergência Pediátrica e no Pronto Socorro Municipal de Rio das Ostras. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE