Rio das Ostras ganha presente de 20 anos do Sistema Único de Saúde do Estado – SUS | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras ganha presente de 20 anos do Sistema Único de Saúde do Estado – SUS

A cidade se encontra na posição 84º no Estado e é a última da Região em qualidade de Saúde Pública.

Rio das Ostras comemorou há quase um mês, com festa, propaganda e marketing o estudo realizado e divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, (Firjan), que rendeu para a cidade o segundo lugar no ranking do município com liquidez. O índice trouxe dados de 2010 e está em sua primeira edição. Desta vez outros números vieram para fazer parte da “festa dos 20 anos de Rio das Ostras”. Dados do Sistema Único de Saúde, da avaliação do Ministério da Saúde, colocou a saúde pública de Rio das Ostras como uma das piores de todo o Estado.

O indicador da Federação ligada à elite do empresariado fluminense foi composto por cinco quesitos: Gasto com Pessoal; Receita Própria (capacidade de arrecadação); Liquidez (capacidade de pagar dívidas do ano anterior); Investimentos (total de investimentos em relação à receita líquida) e Custo da Dívida (comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores). Só que estes dados são indiferentes para a população de Rio das Ostras porque não traz nenhum beneficio aos seus cidadãos. É de interesse para os investidores. (Como publicamos na edição anterior, nº 24).

A avaliação do Ministério da Saúde colocou a saúde pública de Rio das Ostras como uma das piores de todo o Estado. A nota da cidade foi inferior à de todos os outros municípios da região. O Município de Piraí tem a primeira melhor saúde pública do Estado. Casimiro de Abreu (48), Macaé (73) e os municípios vizinhos da região estão à frente de Rio das Ostras, alguns com mais receitas dos Royalties e outros menos, mas nem por isso descuidam da saúde de sua população. São 92 municípios que compõem o Estado do Rio.


Confira o ranking do Índice de Desempenho do SUS, (IDSUS), Estado e Região. 
Ranking do IDSUS (Índice de Desempenho do SUS) do Estado do Rio de janeiro
(Nota do Estado = 4,57)

Ranking do IDSUS Da Baixada Litorânea
MUNICÍPIO
NOTA
Cabo Frio
5,77
Búzios
5,14
São Pedro da Aldeia
5,04
Casimiro de Abreu
5,01
Arraial do Cabo
4,93
Saquarema
4,83
Iguaba Grande
4,78
Araruana
4,37
Rio das Ostras
4,06

REGIÃO B. LITORÂNEA
4,94

A saúde de Rio das Ostras ficou na última posição na Região da Baixada Litorânea. Dos 9 municípios da Baixada Litorânea,  Rio das Ostras é a que recebe mais royalties. Em março recebeu mais de 16 milhões de reais. Já Cabo Frio, 11 milhões, Búzios 5 milhões, São Pedro da Aldeia, 800 mil reais, Casimiro de Abreu, 5 milhões e Arraial do Cabo pouco mais de 5 milhões.

Rio das Ostras esta em ultimo lugar na Região Baixada Litorânea. Ou seja: Pior saúde da região.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE