Escritor cabofriense Teixeira e Souza. |
A Secretaria de Cultura de Cabo Frio e Fundação Palmares firmaram um convênio para divulgar as obras do escritor cabofriense.
As obras de Teixeira e Souza serão reeditadas. A Secretaria de Cultura de Cabo Frio e Fundação Palmares firmaram um convênio para divulgar as obras do escritor cabofriense.
O termo de cooperação técnica tem validade por cinco anos, renováveis por mais cinco, e prevê a preservação, promoção ao acesso à cultura afrobrasileira. Uma das ações propostas é reeditar as obras de Teixeira e Souza, começando por "O Filho do Pescador", primeiro romance brasileiro de 1843, escrito pelo cabofriense. De acordo com o secretário de cultura da cidade, ainda não há data definida para o lançamento da reedição.
Reeditar as obras de Antônio Gonçalves Teixeira e Souza e divulgá-las para o Brasil é o reconhecimento de sua importância na literatura e na vida social do século XIV. Além ser o primeiro romancista do país, escreveu outros cinco romances, quatro títulos de poesia e dois de teatro, mas acima de tudo um escritor que tratava o negro como ser humano e considerava as manifestações populares como cultura. O mulato, filho de um português e uma negra, que buscou na realidade inspiração para contar histórias.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!