Editorial do Rio das Ostras Jornal | Rio das Ostras Jornal

Editorial do Rio das Ostras Jornal

Dinheiro demais, irresponsabilidade e ineficiência

Não há como deixar de comentar um assunto de tamanha responsabilidade ou irresponsabilidade como a criação das quatro secretarias do município. Para começar, o prefeito Carlos Augusto encaminhou à Câmara Municipal dois Projetos de Lei para serem votados e aprovados na “casa do povo”, na última terça-feira (20). Não foi surpresa ver o “rolo compressor” dos vereadores governistas, que aprovaram as 4 secretarias: A Secretaria Municipal de Valorização do Ensino - Secretaria Municipal de Gestão Pessoal - Secretaria Municipal de Veículos Oficiais e Secretaria Municipal de Transporte Urbano. O único vereador de oposição Alzenir Pereira Melo, o “Nini”, votou contra essa irresponsabilidade.

A pergunta é: Qual é a finalidade da criação destas secretarias faltando apenas 7 meses para o termino do mandato do prefeito Carlos Augusto?

Por que depois de quase 8 anos de mandato é que se percebeu a falta que essas secretarias fazem?
A resposta talvez esbarre numa reorganização da “máquina”, cujo objetivo é inflar a folha de pagamento, servindo como “cabide de emprego”, “assegurar sua turma fiel para eleições futuras”. De uma coisa estamos certos: Há dinheiro demais, irresponsabilidade e ineficiência.

Carlos Afonso, Neco, Cemir Jóia, Robinho, Betinho, Rosenildo, Alex Amarrado, Luizinho e Ademir da Farmácia votaram a favor da criação das novas secretarias. Nini votou contra.

Mudando de assunto radicalmente, em Rio das Ostras o empresariado se deu bem e se dará mais ainda. Veja porquê.

O estudo da Firjan disse que é bom para o empresário e não para a população.
O município de Rio das Ostras tem conceito “A” em alguns quesitos do Índice da Firjan e coloca-se em 2º lugar no Estado. A Firjan divulgou, no último dia 17/03, o que poderíamos chamar de uma “Gestão Vitoriosa” ou “Gestão de Excelência” de um governo que passou os últimos 4 anos reclamando da queda da arrecadação dos Royalties. Isso é mais um detalhe que compromete a responsabilidade de um gestor que governa para a “Elite Empresarial” e não para sua população, a qual deveria de receber os elogios por agüentar tamanho descaso. Não é de estranhar uma instituição que defenda o empresariado das indústrias, já que a grande maioria é dependente dos recursos, neste caso Estadual e Municipal.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro explica com detalhes onde se encontra o dinheiro que o governo municipal insiste em dizer que não obteve ou que houve queda na arrecadação e por isso está governando com poucos recursos para uma “família que dobrou em casa”.
A Firjan divulgou no dia 17/03, um estudo realizado entre 5.266 municípios brasileiros para o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF. Rio das Ostras ganhou o conceito máximo de “Gestão de Excelência” com um destaque para os itens “Gasto com Pessoal” e “Investimentos”. Isto quer dizer que a Prefeitura contratou mais pessoal para gerenciar a máquina administrativa, pagando em dia o salário e os incentivos (gasto com pessoal). Além de Investimentos em obras e contratos com empreiteiras de fora da cidade. Nada mais justo o mérito de “Investimentos”. Está claro como realmente fomos enganados pelas propagandas enganosas do município, veiculadas nos meios de comunicação.
Em resumo, a instituição Firjan não foi mais do que um estudo interessante para seus próprios associados e investidores para a procura dos municípios “Sólidos” ou com “Liquidez”, nos quais se tentará fechar contratos milionários para o crescimento dos empresários.
Já para a população riostrense, o município estar em 2º lugar no Rio de Janeiro, ocupando o 1º ou 2º lugar na mídia com relação às industrias do Estado, não é interessante ou pomposo, já que isso não melhora ou abona em nada o péssimo atendimento nas repartições, como por exemplo na saúde, educação, segurança, transporte e outros.
A Firjan ainda alerta que apenas 95 municípios das 5.266 cidades brasileiras no País ganharam conceito de excelência e estão prontos para uma nova investida para as negociações, quem sabe para mais uma PPPs de 3 bilhões de reais. 
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE