Ficha Limpa a vitória cidadã
O Brasil e Rio das Ostras ganharam um presente para estas eleições de 2012. No dia 16 de fevereiro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, confirmou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a aplicação integral da Lei da Ficha Limpa. Com a decisão do STF, ficam proibidos de se eleger por oito anos os políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas, cassados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. É uma vitória da cidadania e da democracia que já se firmou de vez em nosso Brasil. Em Rio das Ostras não vai ser diferente, porque a lei já se inicia nestas eleições de 2012.
Esta decisão demorou, mas chegou no momento oportuno. Sem dúvida contou com a sabedoria de mostrar ao povo o grau de insatisfação do abuso dos inúmeros caminhos que existem na Lei para recorrer no caso de uma condenação, fechando de vez a porta da impunidade documentada por todos os ângulos pelos políticos desonestos querendo esconder a mentira, a mácula e a esperteza. Agora será a vez do início de uma “honestidade” que para alguns que ainda acham que podem enganar os seus cidadãos ou munícipes.
Está comprovado que a justiça é cega, mas que às vezes “enxerga”, e quando enxerga coloca a moralidade no campo da disputa eleitoral. Começamos bem, este será o ano de caminhar nas ruas não de salto alto e sim de pantufas porque há políticos que são fichas limpas no papel, mas que no seu pensamento, atitude e coração são mais sujos do que você, meu caro eleitor, possa imaginar.
Em Rio das Ostras já há pré-candidatos definidos como “Fichas Sujas” documentados, pela decisão do STF confirmado pelo STE estes senhores deverão tirar seu “Bloco” de campo e voltar só em 2020. Um "filtro" contra a impunidade na política riostrense e brasileira foi criado. O oportunismo de ser um pré ou candidato fica agora a critério do próprio partido porque será ele o responsável de quem levará a sigla partidária para o brejo, até porque o mandato é do partido e não do “Oportunista”, digo do pré ou candidatos como determina a lei.
A reviravolta que causou esta decisão já deixou muita gente com o cabelo em pé e em situação desagradável. Poucos acreditavam que isto iria acontecer. Já estão acontecendo alguns movimentos nas peças dos tabuleiros para que o candidato conhecido como “Ficha Suja” nomeie a pessoa mais íntima possível para não perder o espaço político que ainda acha que sobra ou sobrou. E como vemos ainda há articulações sombrias para continuar no poder porque argumentos não faltam e bobos também não.
Agora há mais receio de não ser honesto, o início do fim da impunidade começou e os cidadãos de bem poderão votar de acordo com sua consciência. Tudo indica que estamos caminhando rumo ao que é o desejo da população, mais honestidade e dignidade dos políticos que se encontram e entrarão no jogo do poder. A Ficha Limpa já é um documento que será utilizado nesta campanha eleitoral, e sem dúvida os adversários a utilizarão como argumento de desonestidade e não isentará do passado próprio quem diz que também deverá demonstrar sua idoneidade e seu trabalho para com a sociedade.
Mais um passo democrático e livre conquistamos. Cabe a nós apoiar e exercer nossa cidadania mesmo que obrigados a votar. Sabemos que há no final do túnel uma luz onde todos, um dia, seremos contemplados por nossa própria honestidade ou “Ficha Limpa”.
Parabéns pela vitória cidadã que conquistamos, pela justiça coerente dos homens e a justiça Divina que permite que decisões honestas sejam tomadas. Salve a democracia e vamos que vamos...
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!