Incêndio pode ter sido criminoso
| Defesa Civil chegando ao local. |
Na manhã de domingo (26) foi detectado um incêndio na Fazenda Vale do Sol, no Mar do Norte, em Rio das Ostras. O fogo começou na madrugada. Os moradores que residem no local próximo da rodovia Amaral Peixoto ficaram assustados com a velocidade com que o fogo se alastrava.
| Equipe da Defesa Civil combatendo queimada. |
Em entrevista ao Rio das Ostras Jornal, o Sr. Antonio Teixeira, morador no local há 11 anos, disse que o incêndio começou por volta das 04h30. O morador tentou acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros logo no inicio, mas não obteve sucesso. Na seqüência, também telefonou ao administrador da fazenda avisando sobre o ocorrido e temendo que a casa onde mora pegasse fogo. Ao contatar o administrador da fazenda, o mesmo acionou a Defesa Civil.
“Acordei de madrugada com o barulho de mata queimando. Há um anos atrás aconteceu o mesmo. Eu, minha esposa e meus filhos apagamos o fogo com balde de água. Graças a Deus conseguimos controlar o incêndio. Agora outro susto, mas desta vez foi pior, foi muito rápido, pensei que minha casinha iria queimar com o pouco que eu tenho ali dentro”, explicou Antonio, visivelmente assustado.
| As áreas de mata fechada, em especial a parte da Mata Atlântica, ficaram cinzas. |
Uma única equipe de 7 pessoas da Defesa Civil, entre eles uma mulher, chegou no local para controlar o fogo intenso que se alastrava pelo pasto e pela mata fechada, zona de mata atlântica, no alto do morro, rapidamente deixando seu rastro de destruição e fumaça às margem da Rodovia Amaral Peixoto
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Werther Albuquerque Lima, a área queimada na fazenda representa quase 40 campos de futebol e que o incêndio pode ter sido criminoso.
| Observe o tamanho da área queimada. |
O corpo de Bombeiros de Macaé foi acionado, mas, segundo informações, no momento também estava apagando um incêndio próximo ao aeroporto de Macaé, incêndio este que estava prejudicando o pouso e decolagem das aeronaves a serviço da Petrobras.
Cabe ressaltar e registrar que a equipe, composta por 7 pessoas, da Defesa Civil controlou o fogo sem o apoio de outras unidade da prefeitura, como a Guarda Municipal e a Guarda Ambiental, que também tem equipes especializadas para o combate destas dimensões. A equipe, já exausta, controlou o fogo as 21h00 de domingo, saindo para outra ocorrência na lagoa de Itapebussus.
| Família do sr. Antonio reclama dos frequentes incêndios. |
Para apagar o fogo dentro da mata foi necessário utilizar esguichadores de água chamadas de Bomba Costal. Já na área do pasto foi utilizado o caminhão autobomba recentemente recontratado e incorporado à Defesa Civil.
Hoje, segunda-feira, às 09h00, a Defesa Civil foi novamente acionada para controlar um novo incêndio próximo ao local que pegou fogo ontem. A Defesa Civil se encontra no local e está tomando as devidas ações.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!