Cartaz colado nos muros de Cantagalo |
Produtores de Cantagalo fora da disputa
De acordo com os produtores rurais de Cantagalo, da lista apresentada pela prefeitura para a compra, só 04 itens são cultivados na região.
Após a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, abrir licitação para a compra de gêneros alimentícios para a merenda das escolas do município, os produtores rurais, a maioria de Cantagalo, ficaram indignados ao perceber que na lista dos gêneros licitados não constam na sua maior parte os produtos plantados na região.
Produtor de Cantagalo mostra o Alface Hidropônico |
Com o titulo de “Atenção Produtores”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca – SEMAP. Informa a todos os produtores rurais de Rio das Ostras que realizará “Licitação para Compra de Gêneros Alimentícios” (Merenda Escolar), “Visando atender às necessidade dos alunos da Rede Municipal de Ensino – Ano Letivo 2012. Deixa claro o prazo de entrega dos envelopes até o dia 28 de janeiro de 2012, relacionando os alimentos a serem comprados, entre eles: Abóbora, Batata Inglesa, Cenoura, Laranja Lima, Laranja Pêra, Beterraba, Alho, Tomate, Cebola, Aipim, Banana Prata, Inhame, Quiabo e Mamão Formosa.
De acordo com os produtores rurais de Cantagalo, da lista apresentada pela prefeitura para a compra, só 04 itens são cultivados na região que são: Abóbora, Aipim, Banana Prata e Quiabo, os outros gêneros não são plantados, o que deixa praticamente sem opção e fora da licitação. O cultivo do feijão, milho, verduras e a criação de gado leiteiro é o forte de Cantagalo. A perplexidade é demais, quando se observa que na lista não estão incluídas as verduras, isto é: Alface, Coentro, Cebolinha, Couve, Repolho, e algumas outras que entraria numa alimentação saudável como a salada ou para o próprio tempero da merenda.
No local existem vários produtores de verduras convencionais e hidropônicas (verduras cultivadas sem o contato da terra e agrotóxicos), como as produzidas pelo produtor rural que inovou com uma agricultura limpa e sem agrotóxicos, Alexandre Ramos, 32 anos, do Sitio Rancho Hidropônico na estrada Califórnia, zona Rural de Rio das Ostras.
“Estou na expectativa ainda de fornecer minhas verduras hidropônicas para a prefeitura de Rio das Ostras, como prometido, acredito em Papai Noel, sei que um dia quem sabe, vou conseguir” disse o agricultor.
A indignação maior dos agricultores também, é não estar incluído na lista dos alimentos, o famoso “Feijão Maravilha” produto indispensável na merenda escolar ou para qualquer pessoa, que é cultivado, colhido e festejado na grande “Festa da Colheita do Feijão de Cantagalo”. Já o fubá de milho e o leite são itens que não podem faltar na mesa das crianças numa escola, não foram contemplados e os produtores se perguntam por que?
Há muitas perguntas a serem respondidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, como por exemplo:
Quais foram os critérios utilizados para a elaboração da lista?
Por que não foram incluídos na lista, o feijão, as verduras, leite, queijo, banana d’água etc. gêneros produzidos no local?
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!