São 12 cidades envolvidas por onde o naturalista inglês passou em 1832.
O objetivo é relembrar a visita do cientista Charles Darwin ao Estado do Rio de Janeiro num roteiro turístico-científico.
A exposição "Caminhos de Darwin" teve início na última sexta-feira (09), em Casimiro de Abreu, no distrito de Barra de São João. O objetivo é relembrar a visita do cientista Charles Darwin ao Estado do Rio de Janeiro num roteiro turístico-científico. São 12 cidades envolvidas por onde o naturalista inglês passou em 1832. O evento é organizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, pela Casa da Ciência da UFRJ e pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ).
A exposição é coordenada pelo "Roteiro Caminhos de Darwin" e pela de Prefeitura de Casimiro de Abreu. A mostra acontece na Biblioteca Pública Municipal Carlos Drumond de Andrade, na Beira-Rio, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e ficará no local até o dia 31 de março de 2012. Na programação, mostra de vídeos, fotos e exposição de rochas.
— Trata-se de uma excelente oportunidade para se discutir esta importante teoria unificadora da ciência, que também foi desenvolvida com base em observações geológicas e paleontológicas. É a primeira vez que a exposição sai da cidade do Rio de Janeiro. Queremos percorrer todos os locais por onde Darwin passou neste projeto itinerante e resguardá-los como patrimônio geológico associado à História da Ciência — , disse a professora da UFRJ e monitora Kátia Mansur. A próxima cidade a receber a exposição será Maricá. O percurso inclui ainda as cidades de Saquarema, Araruama, São Pedro d'Aldeia, Cabo Frio, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito e Itaboraí, que fazem parte do caminho feito em 18 dias a cavalo, pelo cientista.
— Neste primeiro momento, a exposição é para visitação de turistas e moradores. A partir de fevereiro, algumas escolas da rede municipal vão visitar a exposição e os alunos estarão produzindo um trabalho específico sobre Charles Darwin. Trata-se de um ótimo programa cultural em nossa cidade, e que devemos valorizar, pois a exposição é maravilhosa”, observou secretária de Educação Maria Inês Ávila.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!