Rio das Ostras teve um crescimento gigantesco em pouco tempo. Um crescimento desenfreado, o qual nenhuma cidade estaria preparada para tanto. Com isso, vários acidentes de trânsito ocorrem todos os dias em nossa cidade, envolvendo carros, motos, bicicletas e pedestres. O que é mais prático (e conveniente), a culpa é sempre colocada no veículo, o que nem sempre é real.
Não quero proteger nem acusar ninguém (e nem estou aqui pra isso), quero somente que cada um tenha em sua consciência os seus deveres no trânsito.
Não acredito que esse crescimento instantânea, tipo miojo, seja a causa de tantos acidentes, mas sim a irresponsabilidade de muitos.
Ouço nas ruas: “O carro não poderia esperar ele (o pedestre) passar?”. Resposta: NÃO!, desde que o sinal esteja aberto para o carro, a resposta é não! E da mesma forma o contrário. O pedestre, quando estiver com o sinal aberto para sua travessia, não tem que esperar nenhum carro ou moto passar para que ele possa, então, atravessar. Senão, caberia a mesma pergunta: “O pedestre não poderia esperar o carro passar?”. Isso é justo?
Motos querem ter os mesmos direitos que os carros, mas não querem ter as mesmas obrigações. A moto, de acordo com as leis de trânsito, é como um carro, inclusive, deve ocupar uma faixa, assim como o veículo. Prova disso, é a quantidade de acidentes que acontecem envolvendo motociclistas (ou seriam motoqueiros?).
Gente, nossa cidade é recheada de sinais de trânsito, faixas de pedestres e de ciclovias. Portanto, se cada um respeitar o espaço do outro e usar o espaço ao qual tem direito, metade desses acidentes não aconteceriam.
Bonequinho verde, pedestre atravessa; bonequinho vermelho, pedestre espera; sinal verde, carro e moto andam; sinal vermelho, carro e moto param; calçadas para pedestres; ruas para os carros e motos; ciclovias para bicicletas... Cada um no seu quadrado!
Ou prefere morrer com razão?
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!