Ecossistema raríssimo em Búzios é motivação para estudantes preservarem | Rio das Ostras Jornal

Ecossistema raríssimo em Búzios é motivação para estudantes preservarem

Eles querem ver um futuro melhor e descobriram que a saída pode estar nas próprias mãos.
Os alunos são os fiscais do manguezal.

A cidade de Búzios esconde um ecossistema raríssimo. Um manguezal de pedra. Localizado na praia Gorda, este tipo de mangue só existe também na África do Sul, segundo a prefeitura . E o futuro desse tesouro natural pode estar nas mãos de estudantes da rede pública. É que há sete anos, alunos de uma escola municipal  ajudam a preservar o mangue.

Eles querem ver um futuro melhor e descobriram que a saída pode estar nas próprias mãos. Os alunos da escola municipal Ciléa Maria Barreto ganharam responsabilidades. São os fiscais do manguezal. Têm o dever de monitorar e preservar o espaço. Um local habitado por peixes, caranguejos, caramujos e outras espécies de moluscos, animais que já começam a dar sinais de que estão sofrendo com a ação humana.

O manguezal é considerado raríssimo. Os cientistas só tem conhecimento de um outro parecido na África do Sul O que torna ele diferente é que não existe lama. A característica principal são as pedras, onde a vegetação fica presa para suportar a força das ondas. No ano que vem, a secretaria municipal do Meio Ambiente quer transformar o manguezal em uma unidade de conservação. E aí a ajuda dos alunos vai ser ainda mais útil. Através do projeto Mangue de Pedra, criado há sete anos para preservar o manguezal e que em 2009 entrou para a Agenda 21, um programa ambiental com apoio do estado, eles pretendem aumentar o número de visitas ao manguezal. Mateus, estudante, está no grupo há dois anos e quer passar para os outros o que já sabe de cor.

Os meninos e meninas entre nove e 15 anos vêm até aqui pelo menos uma vez por mês. Coletam lixo encontrado pelo caminho e depois fazem relatórios sobre a lição aprendida.
Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!