Editorial do Rio das Ostras Jornal | Rio das Ostras Jornal

Editorial do Rio das Ostras Jornal

O plano do governo municipal, um bom “PCCV”

O plano do governo municipal, um bom “PCCV”, parece uma nova sigla partidária na disputa para do pleito municipal de 2012, mas não é, graças ao bom senso. Mas, é o mais novo Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Municipais de Rio das Ostras, aprovado em sessão extraordinária na câmara de vereadores na quinta-feira 27/10.

Parabéns a todos os servidores pela conquista do tão sonhado Plano, não foi uma luta árdua, nem também boa como se esperava, mas, saiu, após 19 anos de humilhação e descaso , entraram e saíram governos, todos despreocupados pelo assunto, e agora aparecem os salvadores da pátria, ou melhor, do município, da cadeira e “outras cositas mas”, porque alguma coisa tinha que acontecer, com mais valor e que chama se atenção da categoria.

Para alguns, o Plano é bom, dos sonhos, para outros maravilhoso, e para os mais céticos, um plano mesquinho, oportunista e eleitoreiro, sabendo se que as próximas eleições estão vindo e é necessário arrumar as duas casas para ficarem enxutas.

Um bom  Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, é quando seu servidor entra no debate representado pelo seu sindicato para apresentar suas propostas e discuti-las com o gestor, neste caso, com a prefeitura que foi quem elaborou o plano por completo. O “plano” arquitetado foi tão perfeito que o Sindserv-RO, teve só 48 horas para discutir com os vereadores e apresentar as emendas possíveis para a votação, sem chances de um estudo mais profundo e discussão mais ampla, é muito difícil trabalhar sobre pressão e o que é pior, impor ou obrigar que seja aceito do jeito que eles querem, o Projeto de Lei do PCCV chegou a câmara encima do prazo e sem tempo hábil para analisá-la,  isso é mesquinho e ditatorial, uma estratégia mas que conhecida na política nacional.

Quando falamos que o “Plano” é oportunista e eleitoreiro, é porque, estamos no final do ano e não podemos perder a oportunidade de aproveitar a situação pré- eleitoral em que vivemos agora, a máquina está a todo vapor, com sua maioria ampla na câmara, o primeiro passo já foi dado, foi inaugurado a “Tribuna Popular” e se discutiram as emendas a serem aplicadas, não houve sequer um Projeto de Lei da Prefeitura, recusado pela casa, milhões de reais são liberados pelo legislativo para realizar as obras e reformas, além das contratações de cargos de confiança, e muitas surpresas vem por ai até final do ano.

Está na cara que o prefeito não é mais candidato por que a lei não permite, mas,  também ta na cara (vale a redundância),que o presidente da câmara é o candidato do prefeito para o pleito 2012.  O Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Municipais, poderia ter sido mais generoso, (o que não foi), porque no quesito “Vencimento ou Salário” a câmara se recusou a dar os 15% solicitado pelo sindicato, ficando nos 4% original.

A abertura das portas do legislativo para o povo foi tímida e arriscada, uma faca de dois gumes, poucos servidores, uns 20 talvez, ou menos, compareceram a câmara para assistir a votação, e a sessão começou fora do comum, mais cedo, deu para perceber o desagrado de início só tinha 2 pessoas num amplo plenário de 240 vagas..

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!