Hospital Municipal de Rio das Ostras |
De um ano pra cá, 250 profissionais deixaram o serviço público na cidade.
Quem precisa de atendimento precisa esperar.
Como em outras cidades do interior, faltam de médicos também em Rio das Ostras, as unidades básicas de saúde estão vendo os especialistas sumirem. De um ano pra cá, 250 profissionais deixaram o serviço público na cidade. Sem gente que queira ocupar esses cargos vagos, quem fica na mão é quem precisa de atendimento. O principal motivo dos problemas enfrentados pelos pacientes é o número insuficiente de médicos. Entre as especialidades com maior demanda de profissionais estão: clínica médica, pediatria e ginecologia.
Pronto Socorro Municipal |
O vice-presidente da Associação Médica de Rio das Ostras enumera as dificuldades para ocupar essas vagas. Um dos fatores é o grande número de pacientes. Só o pronto socorro atende em média 12 mil pessoas por mês, 35% são de cidades vizinhas.
Com isso, as unidades de Rio das Ostras ficaram cada vez mais sobrecarregadas, mas a infraestrutura não cresceu na mesma proporção. O salário inferior ao de outras cidades também não tem atraído novos médicos. O município já autorizou pagar, aos médicos, gratificações de 15% a 50% sobre o salário básico. Critérios como produtividade e assiduidade estão sendo levados em conta. A assessoria da Prefeitura de Rio das Ostras disse que também estuda estender a gratificação aos outros profissionais de saúde como enfermeiros, mas ainda não há data para fazer isso. Também informou que há projeto para construir um novo pronto socorro.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!