Aluno de 11 anos elogia livro que aborda em linguagem jovem
Antes do encontro com a autora, a escola realizou um sarau com os estudantes dos anos iniciais.
Incentivar o amor aos livros e aproximar os alunos dos escritores. Esse é um dos objetivos da parceria realizada entre a Escola Municipal Maria Teixeira de Paula e o programa Leitura Viva. Depois da obra “Safira e o Portal dos Sonhos” ser apresentada durante as aulas de Língua Portuguesa na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, foi a vez da autora da obra, Maria José de Abreu Moreira, participar de um encontro com os alunos na terça-feira, dia 12, na biblioteca da escola. Moradora de Rio das Ostras há 10 anos, Maria José incentivou os adolescentes a escrever.
“Há muitos anos eu luto por uma educação melhor e é gratificante poder falar a esses estudantes”, afirmou Maria José. A autora começou a palestra, depois de ouvir um trecho do seu livro ser apresentado por duas alunas, falando de sua paixão pelo ofício. “Escrever é um sonho, é a melhor coisa do mundo”, descreveu.
O aluno Mateus Vicente, de 11 anos, gostou muito de conhecer a escritora e elogiou o livro, que aborda em linguagem jovem, usando também a mitologia nórdica, a importância da preservação ambiental. “Achei a história muito legal porque passa uma mensagem em defesa da natureza”, disse ele.
Segundo a diretora da escola, Shirley Ludugéria, o projeto de incentivo à leitura desenvolvido entre os alunos, que inclui contação de história para as turmas dos anos iniciais, tem rendido muitos frutos.
“Os estudantes ampliaram o vocabulário, aumentaram e melhoram a produção textual e a argumentação em geral. Sem falar que hoje sabem como se portar numa biblioteca, fazendo silêncio e cuidando do acervo”, explicou.
Sarau literário – Antes do encontro com a autora, a escola realizou um sarau com os estudantes dos anos iniciais, que apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido no bimestre. “Abordamos o conto de fadas e foi interessante porque pude trazer um depoimento que gravei do escritor Pedro Bandeira durante da Feira Literária Internacional de Parati para os nossos alunos”, disse a professora Adriana Izidoro.
Responsável pela contação de histórias para as turmas dos anos iniciais, Adriana coordena o Leitura Viva, que integra a Rede Biblioteca Viva do Programa Mais Cultura, iniciativa do governo federal.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!