Criadora diz que Rowling causaria mais tumulto que presidente na Flip | Rio das Ostras Jornal

Criadora diz que Rowling causaria mais tumulto que presidente na Flip

A inglesa Liz Calder, presidente da Flip

Amiga pessoal da autora de 'Harry Potter', Liz Calder diz que já fez convite.
Evento literário em Parati tem nesta quinta primeiro dia de debates oficiais.

Desde 2003 à frente da Flip, uma das principais festas literárias do mundo, a presidente do evento, Liz Calder, diz que restam alguns poucos nomes que realmente gostaria de trazer a Parati. Entre eles estão o grande romancista norte-americano Philip Roth, a elogiada contista canadense Alice Munro, o prêmio Nobel alemão Günter Grass... e a multibilionária - e amiga pessoal - J.K. Rowling, autora da série de livros "Harry Potter".

"Eu cheguei a falar com ela sobre a Flip, sobre Parati, porque, muito tempo atrás, ela foi casada com um marido português e ela fala um pouco a língua", afirmou em entrevista ao G1 Calder, que além de madrinha do festival literário brasileiro é conhecida como uma das poucas editoras que apostou na carreira da então desconhecida J.K. Rowling e ajudou a lançá-la pela editora Bloomsbury, na segunda metade dos anos 90.
"Já disse a ela: por que você não vem? Ela diz que gostaria, mas é tão ocupada... Mas acho que [tê-la em Parati] seria pior do que ter a presidente aqui", brincou a inglesa em conversa pouco antes do início da Flip - que inaugura a série de mesas de debates na manhã desta quinta-feira (7). "Sabe, seriam precisos muitos seguranças. Ela teria de vir incógnita. Seria uma boa supresa!", diverte-se.

Enquanto Rowling não vem, Calder diz apostar suas fichas em três autores de língua inglesa que participam de debates já nesta quinta-feira no evento.

"Gosto muito da escrita da Kamila Shamsie. Seu livro é fabuloso", celebra a presidente da Flip, em referência à paquistanesa autora de "Sombras marcadas", que divide a mesa das 17h15 com o escritor Caryl Phillips. "Ela é muito inteligente, e escreve coisas muito boas sobre traduções. Coisas engraçadas que aconteceram com ela, como quando uma de suas histórias foi traduzida para o italiano, e o tradutor acabou matando a pessoa errada ao final do livro. Ela ficou chocada no começo, mas depois disse que acabou pensando que talvez aquela fosse mesmo a pessoa certa a morrer!"

Entre outros destaques, Calder aponta para a poeta escocesa Carol Ann Duffy, que participa de debate às 12h desta quinta e recentemente foi escolhida pela monarquia britânica como a trovadora oficial da corte. "É uma grande poeta. Fico muito feliz também por ser ela a primeira mulher a ter essa posição no Reino Unido", justifica.

Neste primeiro dia de debates de sua nona edição, a Flip promove ainda conversas entre os estudiosos de Oswald de Andrade Gonzalo Aguilar e Marcia Camargos (15h), e o aguardado debate entre o neurocientista Miguel Nicolelis e o filsófo Luis Felipe Pondé, que discutirão o sugestivo tema "o humano além do humano". 

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!