Guardas municipais de Rio das Ostras apreendem material de caça | Rio das Ostras Jornal

Guardas municipais de Rio das Ostras apreendem material de caça

Caçar animais silvestres, nativos ou em rota migratória, é um crime ambiental previsto na Lei 9605/1998, de Crimes Ambientais
Inspetoria de Proteção Ambiental atua nas áreas de Reserva do município


Guardas municipais da Inspetoria de Proteção Ambiental (Inpa) fizeram uma operação na Reserva Biológica União, sob a gerência do Instituto Chico Mendes (ICMBio). O objetivo foi prestar auxílio às ações de controle ambiental na Unidade de Conservação. O grupo apreendeu material de caçadores.

A equipe da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, em parceria com a fiscalização ambiental da Reserva, encontrou pertences de caçadores dentro de um barril camuflado em meio à vegetação.  Entre o material apreendido estavam suprimentos para alimentação, roupas, lanternas, cordas, pilhas e algumas munições.

A ideia é manter uma periodicidade desse tipo de operação, segundo os guardas da Inpa. Para tanto, será criado um cronograma de ações para coibir a prática de caça na área da Reserva e seu entorno.

A Reserva Biológica União é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral gerida pelo Instituto Chico Mendes e localizada entre os municípios de Rio das Ostras, Macaé e Casimiro de Abreu.

A bióloga Monique Almeida, da Inspetoria de Proteção Ambiental de Rio das Ostras informa que caçar animais silvestres, nativos ou em rota migratória, é um crime ambiental previsto na Lei 9605/1998, de Crimes Ambientais, com pena de seis meses a um ano de detenção e multa, tendo a pena aumentada quando ocorrido em Unidade de Conservação.

INCÊNDIO - Por volta das 11h da manhã do dia seguinte à apreensão de material de caça na Reserva União, guardas da Inspetoria de Proteção Ambiental (Inpa) e da Defesa Civil Municipal de Rio das Ostras controlaram o incêndio que atingiu a vegetação de Itapebussus. O fogo, entre a praia do Praiamar e a Lagoa Salgada, foi detectado durante a ronda que os guardas estavam fazendo no local. Os profissionais utilizaram abafadores e bombas costais para evitar que as chamas se dissipassem e destruíssem a vegetação local, que faz parte da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie).

A Arie de Itapebussus é uma Unidade de Conservação de uso sustentável que tem sua área protegida pela Legislação Ambiental, pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação e pelo código Municipal de Meio Ambiente.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!