Bancos passam a oferecer conta exclusiva eletrônica e sem tarifas | Rio das Ostras Jornal

Bancos passam a oferecer conta exclusiva eletrônica e sem tarifas

Desde ontem as instituições bancárias estão autorizadas a oferecerem isenção de tarifas exclusivamente por meios eletrônicos
Banco do Brasil está adaptando modalidade de conta para atender novas demandas
Por Letícia de Assis

Era só sobrar aquela graninha na conta corrente e lá vinham as chamadas taxas de manutenção abocanhar boa parte do saldo. Pensando em acabar com essas cobranças para quem nunca coloca os pés nas agências, desde ontem as instituições bancárias estão autorizadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a oferecerem conta corrente movimentada exclusivamente por meios eletrônicos, com isenção de tarifas. Pela nova medida, os clientes que movimentarem suas contas somente pela internet, caixas eletrônicos e celular estarão livres de taxas. Porém, se utilizarem os guichês dos bancos ou atendimento telefônico com auxílio, serão cobrados.

Nem todos os bancos estão oferecendo a modalidade e alguns não pretendem aderir ao modelo alegando que o perfil dos clientes não comporta este tipo de conta. É o caso do Citibank e do BankBoston, por exemplo. Pela norma do CMN, cabe aos bancos decidir se oferecerão aos seus clientes este tipo de movimentação.

O Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e HSBC - os seis maiores do país - devem oferecer os serviços e estão adaptando algumas modalidades antes já oferecidas às isentas de tarifas. É o caso da conta especial eletrônica do Banco do Brasil, cuja movimentação sempre foi exclusivamente por débito via cartão e ênfase para operações eletrônicas.

 “A tarifa já era mínima, mas permitia que o cliente utilizasse telefone e guichês. Agora faremos uma adaptação para que siga os moldes indicados pelo CMN”, explica Waldomiro DeBoni, gerente de novas contas do Banco do Brasil de Rio das Ostras.

Pela medida, a cobrança de tarifa de cadastro para início de relacionamento apenas pode ser feita para novos clientes e os que quiserem migrar para este tipo de conta terão que fazer a solicitação diretamente ao seu banco.

O conselho destaca que, caso o cliente de uma conta eletrônica use serviços tradicionais como guichê de caixa e atendimento telefônico com auxílio de telefonista, a conta deixa de ter características eletrônicas e poderá ser enquadrada na categoria tradicional e, então, a cobrança poderá ser feita. Mas se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis, o acesso aos canais de atendimento não eletrônicos não poderão ser objeto de cobrança de tarifas.

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