As chuvas que ocorreram na região serrana em janeiro desse ano, causaram devastação e castigaram setores de grande valor econômico
Foi aprovado nesta terça-feira, dia 22, na Comissão de Constituição e Justiça o Projeto de Lei n° 5.636, que inclui os municípios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na política de recuperação industrial regionalizada do Estado.
O Projeto é de autoria do deputado Sabino, tendo como condutores os deputados Bernardo Rossi (PMDB), Marcus Vinícius (PTB), Nilton Salomão (PT), Flávio Bolsonaro (PP) e Rogério Cabral (PSB). As empresas que já estão instaladas e as que futuramente se instalarão nessas regiões, receberão o benefício de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), prolongado até o ano de 2021.
As chuvas que ocorreram na região serrana em janeiro desse ano, causaram devastação e castigaram setores que possuem grande valor econômico nesses municípios, principalmente a indústria. De acordo com pesquisas, a indústria totaliza R$ 2,1 bilhões e o setor de serviços são de R$ 7 bilhões. "A recuperação econômica destes municípios é prioridade. Vamos contribuir para isso nesta lei, criando incentivos para indústria, que é a grande geradora de emprego e renda", afirma Sabino.
Nova Friburgo é responsável por 25% da produção de lingerie nacional, fornecendo o produto para vários Estados, e também exportando para outros países. O setor metal mecânico responde por mais de 20% da produção nacional de ferragens. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, ao contrário da ideia que se tem de uma região rica e desenvolvida, todos os municípios apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do restante do Estado.
De acordo com estudo, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo sofreram as maiores perdas decorrentes das chuvas, e apresentam as maiores densidades demográficas nas áreas urbanas. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, há 161 mil trabalhadores formais na região, e os empregos nesses municípios representam mais que 90% do total, em sintonia com o tamanho da população.

0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!