O presépio vai ficar em exposição entre os dias 13 de dezembro a 9 de janeiro
Mais da metade das peças, de um total de 120, já esta pronta
Durante todo o mês de novembro, nas aulas de cerâmica da Fundição de Artes e Ofícios da Fundação Rio das Ostras de Cultura, as peças criadas foram ovelhas, boizinhos, reis magos, José, Maria e Jesus menino. Com mãos ágeis e atenção, jovens das oficinas de sensibilização às artes e pacientes do Programa de Saúde Mental, que frequentam a Fundição uma vez por semana com o objetivo de fazer um trabalho terapêutico, dedicam-se à confecção do presépio que, a partir do dia 17 de dezembro, vai ser exposto na Casa da Cultura Bento Costa Júnior.
“Uma das integrantes da oficina trouxe uma foto mostrando um presépio que havia feito e nos lançou o desafio de confeccionar o nosso. Isso foi em agosto e desde então estamos trabalhando nesse projeto”, conta Deroci Gomes, supervisionar administrativo da Fundição.
Mais da metade das peças, de um total de 120, já está pronta e o artista plástico Isac Rocha agora dedica-se à confecção dos cenários do presépio. “Reproduziremos as cenas da anunciação do anjo a Maria, do sonho de José com o anjo e do nascimento de Jesus”, conta Isac, que durante 15 anos trabalhou com cenografia na TV Globo e há três meses é instrutor da Fundição.
Os instrutores de cerâmica Rodrigo Pontes e Whescly Lima orientam todo o trabalho dos oficinistas, entre esses pacientes do Programa de Saúde Mental, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Reabilitação. “Para que exista unidade entre os personagens, uma das nossas artesãs voluntárias, Mayá, está fazendo a fisionomia dos anjos e reis magos, enquanto Graça Abreu faz os rostos de José, Maria e Jesus”, explica Rodrigo.
O presépio vai ficar em exposição entre os dias 13 de dezembro a 9 de janeiro no quintal da Casa da Cultura Bento Costa Júnior, localizada na Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, em frente à Praça São Pedro. Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 14h às 18h, e domingos, das 10h às 18h.
OFICINAS - Formar jovens artesãos é o principal objetivo da Fundição Escola de Artes e Ofícios, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Atualmente, são 17 participantes do projeto, com idades entre 14 e 18 anos, e quatro do Programa Jovem Cidadão, da Secretaria de Bem-Estar Social, que passam por quatro diferentes oficinas: Luteria (confecção de instrumentos de corda); Fundição a Quente (metais); Fundição a Frio (cerâmica e madeira) e História da Arte.
O endereço da Fundição de Artes e Ofícios é Rua Beija-Flor, s/nº - Colinas, e o telefone é 2760-5361.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!