Aliando reciclagem e capacitação profissional, Programa Macaé Inteligente recebe premiação e selo de reconhecimento
O Anuário TI & Governo é voltado exclusivamente para profissionais de TI do governo federal, estadual e municipal.
A prefeitura de Macaé tem confirmado sua excelência na implantação de projetos sociais inovadores, e, na segunda quinzena de janeiro, receberá a premiação oferecida pela revista TI & Governo em reconhecimento ao Programa Macaé Inteligente. Além do prêmio, foi conferido ao município um selo de reconhecimento ao trabalho, que será utilizado nos materiais de divulgação do programa. A iniciativa será publicada na sexta edição do Anuário TI & Governo 2010, que será lançado pela empresa de comunicação Plano Editorial este mês.
De todos os projetos inscritos, apenas 20 foram classificados em três categorias - e-Administração Pública, e-Serviços Públicos e e-Democracia. Na avaliação, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, um dos idealizadores do programa, o prêmio confirma que todos os esforços da prefeitura para a erradicação do analfabetismo digital, com inclusão social, estão sendo bem vistos pelo setor em todo o país.
- A Fábrica da Cidadania é uma oportunidade da comunidade se preparar para o mercado na área de informática, manutenção, montagem de microcomputadores, que tem necessidade de mão-de-obra qualificada no nosso município. Além disso, promove uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada que pode exercitar a responsabilidade social através da doação de equipamentos de informática, - comentou Guto.
O Anuário TI & Governo é voltado exclusivamente para profissionais de TI do governo federal, estadual e municipal.A comissão julgadora que avaliou os projetos deste ano foi integrada por Maria da Glória Guimarães dos Santos (Secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento); professor José Luis Bizelli (do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Unesp); Juarez Quadros do Nascimento (sócio-diretor da Orion Consultores Associados); Norberto Torres (da Unicomm Integração de Negócios, Processos e Sistemas);Vanda Scartezini (da Pólo Consultores Associados); Armando Dal Colletto (diretor da Business School São Paulo - BSP); e a jornalista Lucia Helena Corrêa (da Plano Editorial).
O Programa Macaé Inteligente
Aliar reciclagem e capacitação profissional. Este é um dos resultados que tem sido atingido pelo programa Fábrica da Cidadania, que foi implantado no ano de 2007, na prefeitura de Macaé. Com mais de dois anos de funcionamento, já foram recicladas mais de 11 mil peças de informática e formados mais de 600 alunos.
O programa consiste em três etapas: o recebimento de peças usadas, através de doações de empresas públicas, privadas e pessoas físicas com cadastramento das mesmas; montagem de computadores, com as peças recebidas, durante o curso de Manutenção e Montagem de Microcomputadores oferecido gratuitamente à população carente e doação das máquinas para utilização em benefício da sociedade.
A Fábrica de Cidadania funciona no centro da cidade, e conta com técnicos de Informática que ensinam jovens em situação de vulnerabilidade social a fazer a montagem e manutenção dos computadores e reciclar o hardware. Cerca de 90% das aulas do curso, são práticas, garantindo que os alunos aprendam o conteúdo. Os melhores alunos da Fábrica de Cidadania podem se tornar monitores das Lan House Pública, sendo multiplicadores dos conhecimentos aqui adquiridos.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!