As cidades passam a ter um cenário diferente e muitas vezes inspirador
Espetáculo Feliz Natal de Luz continua até hoje, com apresentações em frente à Câmara Municipal, a partir das 20h.
No mês de dezembro, as cidades passam a ter um cenário diferente e muitas vezes inspirador, pois desperta no público o deslumbramento, a emoção e alegria. Durante este período o espírito natalino ganha, forma, cor e até voz, por intermédio das decorações e dos eventos preparados para o Natal. Em Macaé, o espetáculo Feliz Natal de Luz estreou na noite desta terça-feira (21), na Praça Gê Sardemberg, em frente à Câmara Municipal. A apresentação do Auto de Natal segue até esta quinta-feira (23), sempre às 20h.
Proposto pela presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, este ano o Auto de Natal, teve uma proposta inovadora, diferente de tudo que já foi apresentado.
- Acho que devemos inovar sempre. Estamos vivendo um século onde a evolução é rápida e a gama de informações é infinita. Esta proposta vem demonstrar que estamos ligados nesta evolução, e queremos que os macaenses que não têm oportunidade de sair para ver esses novos moldes de espetáculo, passem a vivenciá-los de perto, não perdendo a tradição, frisa Sheila.
O diretor do espetáculo, o macaense Márcio Gonçalves, explicou um pouco essa proposta.
- O nome do espetáculo é Feliz Natal Luz. Pode explicar o por quê?
Márcio - Na tradição, o Natal é de luz, todos decoram suas casas, ruas, seus bairros e comunidades. Além disso, o nascimento de Jesus vem prometer uma nova esperança de luz para a humanidade. Assim, o Feliz Natal de Luz será uma confirmação de que nós precisamos cuidar de nossa própria luz interior.
- Em que você se baseou para fazer essa montagem, já que sai totalmente do perfil das encenações anteriores?
Márcio - A história sempre é a mesma, o que muda é o olhar do diretor. Pautei pontos importantes dessa passagem para contar para o público, levando muita emoção de uma história contada há mais de 2000 anos.
- O que você achou do local escolhido?
Márcio - O lugar escolhido pela Fundação Macaé de Cultura é excelente, primeiro, que está onde o povo está, fazendo seus preparativos para o Natal. O local sugere uma luz na mente das pessoas que vão estar passando e levando para os seus corações a importante tarefa de nascer da luz todos os dias de nossas vidas.
- Qual a mensagem dessa apresentação?
Márcio - A proposta é dar a maior importância a todas as Marias Mães, as pobres, as ricas, as miseráveis que tem esse único dom de dar a luz a um filho. A encenação realça três mulheres que representam Maria entregando seu filho ao mundo.
- Qual o tempo de apresentação?
Márcio - A encenação do presépio terá meia hora aproximadamente, logo após a montagem contamos com vários corais da cidade.
- Quantos pessoas envolvidos em todo processo?
Márcio - Temos 12 atores e mais uma equipe de seis pessoas, totalizando 18 profissionais no processo da produção do Faz e Conta. Já na parte estrutural, cenário, iluminação e efeitos devemos ter em média mais 12 pessoas.
- Como está sendo sua experiência em trabalhar com atores macaenses?
Márcio - Trabalhar com atores é minha verdadeira função de diretor, pois sem eles o encenador não tem o que fazer, alguém comanda o barco, mais é preciso ter bons tripulantes para fazê-lo avançar. Acredito muito no talento local, mais nem todos têm realmente o comprometimento que exige a arte em geral. Mais tenho conseguido reunir atores que se comprometem e os que não, ficam de fora. O que não pode é deixar fluir a vaidade, a super valorização do talento, isso não, é importante que os atores entendam que teatro é servir.
- Qual a maior carência em termos de profissionais em Macaé, dentro do seu contexto?
Márcio - Falta de espaços alternativos e capacitação de profissionais na área, isso gera um entrave para qualquer diretor.
Ficha Técnica:
Diretor - Márcio Gonçalves
Assistente de Direção - Bel Gon
Produção - Raimundo Neto
Produção - Tiago Barcelos
Diretor Musical - Adriano Peixoto
Assistente de Camarim - Carla Machado
Assistente de Camarim - Mahisa Gáspio
Figurino:
Patrícia Monteiro
Maria Diaz
Valeria Stefani
Atores:
Artur Santos – Rei Mago
Eduardo Ângelo - José
Fabrício Bittencourt - José
Felipe Barcelos – Rei Mago
Felipe Ximenes – Rei Mago
Helen de Freitas - Maria
Jovane Ramalho - Pastor
Lucas de Lima - Pastor
Márcio Penna - Pastor
Miliane Bodmarasec - Maria
Roberto Martins - José
Shirlei de Souza - Maria
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!