Secretaria de Segurança Pública orienta carroceiros no trânsito em Casimiro | Rio das Ostras Jornal

Secretaria de Segurança Pública orienta carroceiros no trânsito em Casimiro

Casimiro de Abreu conta atualmente com dez veículos de tração animal circulando pelas ruas.

A campanha educativa é permanente

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil iniciou uma série de encontros com carroceiros para instruí-los quanto às normas de segurança de trânsito. A campanha educativa é permanente, e a partir de dezembro condutores de todos os tipos veículos serão advertidos e punidos, caso cometam infrações.

O secretário Luiz Fernando Shinkado e o subsecretário Ary Frazão se encontraram com os carroceiros na última quarta-feira, 24, para oferecer orientações baseadas na legislação de trânsito. “É obrigação do poder público fiscalizar o trânsito da cidade. Casimiro de Abreu cresceu e o trânsito mudou. Não podemos ser atropelados pelo crescimento sem cuidar da segurança de quem trafega pela cidade”, comentou Shinkado.

Entre as medidas de segurança, foi criada uma cartilha de instrução, repassada aos carroceiros. Prevenir acidentes e garantir a segurança do condutor e do animal são alguns dos tópicos focados. “A gente quer a parceria dos carroceiros, pois eles também fazem parte do contexto geral do trânsito. O município está preparado para fiscalizar, mas a informação é a base de tudo”, define o subsecretário Frazão.

Os carroceiros aprovaram a convocação e as orientações. Antônio Teixeira, morador da Mataruna, trabalha com carroça de transporte de material variado há quase 40 anos. “A gente também precisa fazer as coisas certas no trânsito”, concorda. Para Ayres Fonseca, carroceiro há oito anos, a prefeitura tem razão de cobrar postura correta. “Se for para o nosso bem, a gente deve obedecer”, comenta.

São recomendações aos carroceiros:

1-Obedecer regras como guiar pela margem direita da pista, andar na mão de direção, obedecer sinais luminosos;

2-Nas rodovias, andar pelo acostamento;

3-Redobrar atenção nas travessias de ruas e pistas;

4-Conduzir carga compatível e com capacidade de tração do animal; não usar carga com excesso e respeitar a capacidade de tração animal; usar sinalização de advertência;

5-Evitar estacionamento em locais que atrapalhem o trânsito; usar sinalizadores (cones, cavaletes e outros) nas paradas;

6-Contribuir para a limpeza da cidade; não bater ou espancar o animal (garantir ao bicho descanso e alimentação satisfatórios);

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil se coloca à disposição dos carroceiros para atender as suas necessidades e esclarecimentos de dúvidas. “Trata-se de uma questão de ordem. Se melhorarmos o trânsito de Casimiro de Abreu, estaremos avançando em qualidade de vida para os moradores e visitantes. Este e outros projetos para 2011 vão beneficiar a população”, prevê Shinkado.

Postar no Google +

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!