O projeto é uma parceria entre a Embrapa e a Prefeitura da cidade.
A expectativa é de boa aceitação no mercado.
Uma técnica de cultivo sustentável do tomate está sendo desenvolvida por produtores de Nova Friburgo. O "Tomatec", nome dado ao projeto, substitui o uso de defensivos agrícolas por um sistema bem mais natural. Bom pra saúde e também para o meio ambiente.
A Região Serrana é responsável pela maior produção de tomate do estado. São mais de 30 mil hectares dedicados ao cultivo. É nessa época do ano que o produto começa a aparecer nas lavouras. Só em Nova Friburgo são 18 mil toneladas por ano. E quase sempre é assim: as plantas são cultivadas diretamente no solo e recebem o apoio de bambus na sustentação.
O projeto é uma parceria entre a Embrapa e a prefeitura. A nova técnica foi implantada na região há pouco mais de um ano e está em fase de testes. Mas os bons resultados já começaram a aparecer. O motivo é uma proteção, colocada quando a flor começa a murchar. É ali dentro que o fruto vai crescer. Protegido das pragas e do tempo.
Quem faz o trabalho é Johnson. É na propriedade dele que o trabalho começou. A lavoura de mil pés foi especialmente preparada. Os bambus deram lugar às fitas. O solo recebeu uma camada de folhas. E a irrigação é feita por gotejamento.
A novidade também reduz o uso dos agrotóxicos. Eles são utilizados apenas em caso de pragas na lavoura. E com o produto sem defensivo, quem produz está otimista. Além de reduzir o gasto com esse tipo de produto, a expectativa é de boa aceitação no mercado.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!